Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/1/2018 - Piracicaba - SP

Informações sobre febre amarela




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O fato de ter havido novos registros de casos de febre amarela no Estado de São Paulo nas últimas semanas não altera as regras de vacinação em Piracicaba, porque a cidade continua fora das áreas endêmicas, que são aquelas onde há risco de se contrair a doença (confira no link http://www.piracicaba.sp.gov.br/upload/kceditor/files/arquivos/Lista%20municipios%20febre%20amarela(1).pdfos municípios brasileiros que estão em áreas endêmicas para a doença)

Tanto é que não há nenhum caso de febre amarela registrado na cidade, nem caso de macaco morto, que possa gerar suspeita e preocupação. Ainda não há casos confirmados da doença nas cidades que fazem fronteira com o município.

Portanto, as regras para se tomar a vacina são as seguintes:

  1. Pessoas que moram na zona rural de Piracicaba ou se deslocam com frequência para essa área;

  2. Quem vai viajar para as cidades que estão nas áreas endêmicas, ou ainda, quem vai fazer viagem internacional, para países que exigem a vacina.

  1. Vale observar que a vacina precisa ser tomada dez dias antes da viagem, tempo necessário para a imunização.

 

Quem pode tomar a vacina?

  1. Bebês, após os 9 meses e pessoas até os 60 anos podem ser vacinadas.

  2. A pessoa a partir dos 60 anos que tenha boa saúde, não tenha sido vacinada, e, precise viajar para uma zona de perigo, poderá tomar a vacina. Entretanto, é preciso antes de qualquer decisão, procurar um médico, pois ele poderá esclarecer qualquer dúvida e avaliar o paciente.

  3. As crianças que foram vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba ou catapora, devem aguardar um período de 4 semanas para tomar a vacina contra a febre amarela, pois as doenças citadas acima são de vírus atenuados e vivos.


Quem não pode tomar a vacina?

  1. A vacina é proibida para bebês com menos de 6 meses, o único meio de protegê-los é através de mosqueteiros. Também recomenda-se o uso de telas e repelentes de tomadas, porém, é fundamental que essa tomada com o dispositivo esteja com a distância de no mínimo 2 metros do berço.

  2. A vacina é contraindicada para dois tipos de mulheres: As gestantes e as que amamentam, todavia, sob liberação médica, pode surgir algumas exceções.

  3. Existe também contraindicação para aqueles que possuem imunossupressão, causadas por doenças ou medicamentos, e também por alergia à gelatina, proteína do ovo e o antibiótico eritromicina.

Não precisa tomar a vacina:

  1. Quem mora na zona urbana de Piracicaba e não pretende viajar para municípios endêmicos, nem vai com frequência à zona rural.

 

Sobre fracionamento da vacina

A vacina contra febre amarela em Piracicaba continua sendo de 0,5 ml, por via subcutânea e dose única, válida para a vida toda. O fracionamento da mesma, que está sendo feito em cidades próximas das cidades onde ocorreram casos de morte por febre amarela, é uma estratégia de prevenção contra a possibilidade de epidemia, uma vez que a vacina fracionada protege a população da doença por um período de, no mínimo, 8 anos.

Com o fracionamento, é possível imunizar toda a população desses municípios. Medida, por sinal, que foi adotada pelo Ministério da Saúde (MS). Reforçando, como Piracicaba está fora das áreas endêmicas, não há necessidade de vacinação em massa, consequentemente, o fracionamento também não é necessário. Inclusive, a cidade conta com número de vacinas em estoque suficiente para atender a demanda atual.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o Estado de São Paulo como destino onde é obrigatório aos turistas estrangeiros chegarem vacinados. Mas isso, pelo fato de não se saber qual será exatamente a cidade de destino do visitante e se ele ficará em área endêmica ou não. Ou seja, é mais por questão de prevenção.

Em 54 cidades do Estado de São Paulo haverá campanha de vacinação fracionada. Piracicaba não está entre essas 54 cidades (conforme lista abaixo), por isso não está prevista nenhuma campanha por aqui. Na nossa região, ainda não tivemos nenhum caso suspeito de febre amarela. Caso persista alguma dúvida, mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima.

 

MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE APLICARÃO A DOSE FRACIONADA:

Alambari; Aparecida; Arapei; Areias; Bananal; Bertioga; Caçapava; Cachoeira Paulista; Canas; Caraguatatuba; Cruzeiro; Cubatão; Cunha; Diadema; Guaratingueta; Guarujá; Igaratá; Ilhabela; Itanhaém; Itapecirica da Serra; Jacarei; Jambeiro; Lagoinha; Lavrinhas; Lorena; Maua; Mongaguá; Monteiro Lobato; Natividade da Serra; Paraibuna; Peruibe; Piedade; Pilar do Sul; Pindamonhangaba; Piquete; Potim; Praia Grande; Queluz; Redenção da serra; Ribeirão Pires; Rio Grande da Serra; Roseira; Santa Branca; Santo André; Santos; São Bento do Sapucaí; São Bernardo do Campo; São José do Barreiro;São José dos Campos; São Lourenço da Serra; São Luís do Paraitinga; São Sebastião; São Vicente; Sarapuí; Silveiras; Taubaté; Tremembé; Ubatuba e Votorantim.


Observação para obtenção do certificado de vacinação para viagem internacional:

Para quem vai fazer viagem internacional e precisa do "Certificado Internacional de Vacinação", entrar no site www.anvisa.gov.br/viajante, realizar o "pré-cadastro" e depois comparecer à UBS Independência, situada na Rua Pedro Chiarini, 144 - de segunda-feira ou sexta-feira, das 13h às 15 horas e levar: a carteirinha de vacinação, com a dose da vacina febre amarela registrada, os documentos pessoais com foto e comprovante de endereço. A emissão do certificado é feita apenas para residentes em Piracicaba.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.