Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/5/2020 - Piracicaba - SP

Via Ágil: prefeito se reúne com sindicalistas para explicar rompimento




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Atendendo a pedido da direção do Conselho das Entidades Sindicais (Conespi), o prefeito Barjas Negri reuniu-se nesta manhã de sábado (9) com sindicalistas para conhecer e discutir a questão do rompimento do contrato com a Via Ágil, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros desde 2013. O prefeito demonstrou sua preocupação com a situação, principalmente com os trabalhadores e a descontinuidade do serviço. 

O presidente do Conespi, Vagner da Silveira (Juca), explicou ao prefeito o pedido da reunião de urgência porque a cidade acordou com a notícia, e para que não houvesse dúvidas nada melhor do que saber diretamente do poder Executivo o que aconteceu. Além disso, o Conespi se preocupa com a situação dos motoristas do transporte urbano. 

Aos sindicalistas, o prefeito explicou que a empresa vinha tendo problemas financeiros desde a crise nacional de 2015 e 2016, que teve continuidade nos anos seguintes porque a economia não apresentou melhoras, e a quantidade de passageiros pagantes só diminuiu. Com a pandemia da Covid-19 a situação piorou, porque a queda de passageiros foi mais acentuada.

Barjas falou que a Prefeitura de Piracicaba, nos próximos dias, tentará uma solução para evitar a paralisação do transporte de passageiros, como também acompanhará a negociação da Via Ágil com o Sindicato dos Motoristas, principalmente para que se garanta os direitos trabalhistas de todos: motoristas, mecânicos, pessoal de escritório. 

João Soares, presidente do Sindicato dos Motoristas, comentou que sabia da situação difícil da empresa. Mas, tem expectativa de melhora para sua categoria com a entrada de uma nova empresa. Ressaltou que pedirá informações claras à empresa sobre a situação dos funcionários, para que todos não tenham dúvidas de como ocorrerá a negociação de rompimento de seus contratos trabalhistas. 

A Prefeitura, como explicou o prefeito, tem um crédito a pagar para a empresa, mas só o fará mediante a quitação de todos seus compromissos com os trabalhadores. José Antonio Fernandes Paiva, do Sindicato dos Bancários que esteve na reunião, disse que é muito importante a garantia da Prefeitura se segurar os créditos em favor dos funcionários da Via Ágil.

Finalizando, Barjas explicou que desde o março, um grupo de trabalho, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, já buscava uma saída para o rompimento amigável – inclusive com o apoio de estudos da FIPE – e também para evitar a descontinuidade dos serviços, para não prejudicar os trabalhadores, aposentados, donas de casa e, em breve, os estudantes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.