Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/5/2018 - Piracicaba - SP

Vacinação contra a gripe: 51,27% dos públicos prioritários foram imunizados




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Balanço da última quarta-feira (23/05) sobre a campanha de vacinação contra a gripe, realizado pela Vigilância Epidemiológica (VE), demonstra que apenas 51,27% pessoas dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) foram imunizados, equivalente a 43.413 doses aplicadas. A meta é atingir 90%. A campanha oficial encerra no dia 01 de junho, sexta-feira.

Ao todo, foram vacinadas 57.776 pessoas, incluindo aquelas com alguma comorbidade. O público com melhor cobertura é de idosos, com imunização de 29.602 indivíduos na faixa etária acima de 60 anos, o que corresponde a 64,04% dessa população. O de menor cobertura, são as crianças com idade de 6 meses a menos de 5 anos (26,71%). Apenas 5.735 receberam a dose.

A uma semana do fim da campanha, a expectativa da Secretaria de Saúde é que a população especificada pelo MS procure as unidades de saúde para se proteger. De segunda a sexta-feira, 68 unidades da Atenção Básica estão atendendo na zona urbana, sendo nos CRABs (exceto CRAB da Paulista) e UBSs, das 8h às 15 horas e USFs, das 8h às 16 horas. A recomendação da Secretaria de Saúde é que as pessoas que ainda não se protegeram, que procurem os postos de saúde o mais rápido possível, pois com a chegada do inverno a tendência é aumentar os casos de doenças respiratórias.

A vacina é a maior garantia de proteção contra a gripe e suas complicações. A gripe é uma doença que pode matar, principalmente crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos; pode predispor à pneumonia e agravar outras doenças, como enfisema pulmonar.

Para o secretário de Saúde, dr Pedro Mello, a campanha de vacinação contra a gripe é muito importante “para que a população possa se prevenir e evitar maiores complicações com a saúde, preservando assim a saúde de toda a família, principalmente nesse período do ano (outono/inverno) em que o vírus da doença está em maior circulação no país”.

Grupos Prioritários:

  1. Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

  2. Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

  3. Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;

  4. Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

  5. Professores: todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas;

  6. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

  7. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

  1. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

  2. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). A vacinação deste último grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação ou apresentação da receita com o nome dos medicamentos que faz uso.

Quem não pode ser vacinado:

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, após ingestão de ovo de galinha e a qualquer componente da vacina.

Como se prevenir:

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

A doença:
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.