Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/11/2017 - Piracicaba - SP

Turma do Tiro de Guerra comemora formatura




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Lançado no último sábado (19), o programa Missão Verde Oliva – uma parceria entre Tiro de Guerra e Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) - plantou 200 mudas na Estação Experimental de Tupi, conhecida como Horto de Tupi. Os atiradores deste ano formaram a equipe 'Ipê Amarelo'.

Criado para comemorar o final de instrução dos atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba, o evento contou com apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através do Instituto Florestal e da Sedema.

Turma 'Ipê Amarelo' do Tiro de Guerra de Piracicaba

A comemoração contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, do secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, do subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, da chefe da Estação Experimental de Tupi do Instituto Florestal, Denise Zanchetta, do diretor da Escola Estadual Pedro de Mello, Thiago Franco, além de outras autoridades e lideranças locais.

Menten destacou que a Missão Verde Oliva é uma forma de estreitar o relacionamento com o Tiro de Guerra. “Acredito que esta ação será duradoura, porque será realizada a cada conclusão de turma. Através deste programa, todos os atiradores que concluírem seu período de treinamento terão a oportunidade de plantar uma árvore. E cada turma receberá um nome. Por exemplo, neste ano, na primeira edição do programa, o nome da Turma escolhido foi Ipê Amarelo”, disse. “Tenho certeza que estaremos contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade de vida através dos benefícios trazidos com a arborização urbana e também estaremos estimulando a população de Piracicaba a visitar mais o Horto. Com isso, atendemos as orientações do Prefeito Barjas Negri para que Piracicaba seja cada vez mais uma cidade sustentável”, finalizou o titular da pasta. 

Para este plantio, técnicos da Sedema priorizaram a escolha de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com grande número de frutíferas. Entre as espécies escolhidas estão: cana fístula, ingá vera, leiteiro, serne amarelo, sangra d’água, maria mole, goiaba, jenipapo, tamboril, cordia superba, pau viola, dedaleiro, araçá gigante, jatobá, marinheiro, pitanga, jerivá, cereja do rio grande, Taiúva, pau marfim, guamirim, falso barbatimão, pêssego do mato, araribá, uvaia, cambuí. Para Denise, o objetivo efetivo do evento é a conservação. Denise considerou o ato uma resposta pró ativa para a sociedade. Segundo ela, “a sociedade não aguenta mais promessas de projetos, de medidas, de leis. Ela quer ações. E hoje o que se fez aqui foi uma coisa muito singela, mas é uma ação importante para darmos respostas à sociedade”, afirmou.  Denise lembrou ainda que, recentemente, houve uma uma “incitação” por conta da retirada de eucaliptos. “Hoje estamos devolvendo este plantio de nativas. Considero este plantio muito importante, porque não é apenas mais um reflorestamento homogêneo de espécies que não atraem tanto à biodiversidade, os piracicabanos terão aqui um bosque de nativas”, disse Denise.

200 mudas foram plantadas no Horto de Tupi

Barjas Negri salientou a importância de educação ambiental para a preservação daquele espaço. Ele citou o trabalho do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/Sedema junto as escolas. “Aqui temos uma escola estadual, que é a Pedro de Mell,o que tem muito envolvimento com as questões ambientais e temos também outra escola, municipal, que é a escola do Bartira. O envolvimento das escolas é muito importante para a conscientização de todos e os principais beneficiados são os moradores do bairro de Tupi”, disse Barjas.

Na opinião do subtenente Barbosa, “a Missão Verde Oliva tem como principal objetivo a conscientização ambiental. Sem dúvida alguma, este plantio comemorativo da turma de 2017 do Tiro de Guerra é um marco”, afirmou. “Com certeza outros virão e a Sedema deverá definir novas áreas para estes plantios futuros, mas este primeiro plantio é um marco muito importante para a vida de toda a sociedade piracicabana. Estes jovens representam o futuro e eles tem que ter esta preocupação com o meio ambiente, para que as gerações futuras também possam usufruir dos recursos naturais que hoje nós temos”, disse Barbosa. Sobre o projeto, ele afirmou que a ideia surgiu num momento oportuno em que a Prefeitura de Piracicaba está fazendo uma parceria com o Instituto Florestal. “Ficamos muito agradecidos pela Prefeitura, através da Sedema, e com o apoio do Instituto Florestal, terem abraçado a causa que, com certeza, irá agregar muito para o meio ambiente. E mais ainda, na vida destes jovens. Quando eles vierem visitar o Horto de Tupi, vai estar lá a placa que marcou o final da instrução deles no ano de 2017”, completou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.