Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/10/2020 - Piracicaba - SP

Tecnologia de ponta garante serviço de alto padrão no Laboratório Municipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba renovou contrato com a empresa Siemens Healthcare para alocação de equipamentos e fornecimento de insumos relativos a análises bioquímicas e imunológicas, em operação no Laboratório Municipal. Trata-se de dois equipamentos distintos, mas que trabalham de forma integrada, permitindo que todas os exames sejam realizados a partir de uma mesma amostra de sangue, otimizando o serviço, com a máxima precisão nos resultados. O contrato é de aproximados R$ 2,1 milhões, com validade para 12 meses.

Segundo Luiz Francisco Mendes, responsável pelo Laboratório Municipal, as análises imunológicas medem a dosagem de hormônio no corpo (imunormônios), apontando para a existência ou não de doenças infecciosas, como hepatites, HIV, Sífilis e toxoplasmose, enquanto a bioquímica mede o nível de colesterol, glicose, entre outros. “Com essa tecnologia de alto padrão, usada nos melhores laboratórios do mundo, as análises são realizadas de uma só vez, com a mesma amostra, separada automaticamente por máquina conforme programação, o que garante ganho de escala e alta precisão”, disse.

Trabalham com a tecnologia pelo menos dois analistas e três técnicos de laboratório, o que permite atender todo o sistema público de saúde durante as 24 horas. “Ao longo do dia, três profissionais operam a máquina. No plantão, temos mais dois para atender casos de urgência que ocorrem nas UPAs. Com isso, fechamos o ciclo sem qualquer interrupção”, afirmou Francisco. Com a tecnologia, são beneficiadas cerca de 10 mil pessoas por mês, o equivalente à realização de 40 mil exames no período.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a alocação de tecnologia laboratorial de ponta é fundamental para garantir o melhor serviço à população. “Quando a Prefeitura se compromete a adquirir o equipamento, perde-se em atualização, porque são equipamentos caros e não há recursos públicos disponíveis para garantir a modernização na velocidade desejada, uma vez que a atualização dessas tecnologias é permanente. Quando trabalhamos com empresas que fornecessem esses equipamentos, o compromisso de garantir a tecnologia mais sofisticada é inerente ao contrato. Assim, conseguimos manter a melhor tecnologia, com os melhor desempenho possível. O que coloca o Laboratório Municipal de Piracicaba entre os melhores do país”, disse Pedro Mello.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.