Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/8/2019 - Piracicaba - SP

Taigra, onça-pintada que vive no Zoo, passa por check-up




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Ontem, 12/08, foi dia de cuidar da saúde para a onça-pintada Taigra, que vive no Zoológico Municipal de Piracicaba. Sob os cuidados de uma equipe de especialistas em várias áreas da saúde, ela passou por um check-up veterinário completo. A onça tem 16 anos, veio de Mogi Guaçu e chegou a Piracicaba em 2006, com 3 anos de idade.

A equipe do Zoo de Piracicaba decidiu submeter Taigra a exames porque ela mudou sua forma de caminhar, mancando um pouco. Para essa análise, seria preciso anestesiá-la e a equipe aproveitou o momento para realizar uma bateria de exames. O check-up inclui exames odontológico, oncológico, endoscópico, oftalmológico, ultrassonografia, de sangue, cardiológico, ortopédico e raio-X.

Para o procedimento foi realizada uma força-tarefa, que contou com a ajuda voluntária de veterinários de cidades como Limeira, Campinas, Sumaré e Americana, além de Piracicaba, e da médica veterinária do Zoo, Camilla Xavier.

De acordo com o veterinário Thiago Vilalta, diretor do Zoo de Piracicaba, anestesiar uma onça não é um procedimento comum, por isso, aproveitaram para fazer todos os exames. “Para anestesiá-la é preciso atirar um dardo tranquilizante e mantê-la dormindo com anestesia inalatória”, explica.

interna Equipe do Zoo e voluntarios atendem Taigra

Os exames devem ficar prontos nos próximos dias e, a partir dos resultados, Taigra irá receber os cuidados necessários. Todos os animais do Zoo, quando apresentam algum problema de saúde, são submetidos a exames.

O Zoológico de Piracicaba tem aproximadamente 340 animais. São 53 espécies de aves, sete de répteis e 25 de mamíferos. Os animais que chegam são remanejados de outros zoológicos ou resgatados, vítimas de maus tratos ou por viverem em cativeiros ilegais. Também são levados até o Zoo após serem encontrados feridos, vítimas de atropelamento ou de incêndios em matas. Sempre que há chances de que sobrevivam sozinhos, após os cuidados, são reintroduzidos na natureza.

Fonte: CCS



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.