Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

19/11/2019 - Piracicaba - SP

Segundo parklet é instalado em bar na Vila Rezende




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Bar do Ilson, situado na avenida Maria Elisa, 48, na Vila Rezende, é o segundo estabelecimento de Piracicaba a instalar um parklet para receber seus clientes. Esses equipamentos de uso público foram autorizados pelo decreto nº 17.317. Os parklets, construídos em madeira, geralmente, são uma extensão da calçada, montados sobre uma ou mais vagas de veículos em frente ao estabelecimento permissionário. O primeiro fica no Wynwood Kitchen & Bar, na rua Dona Eugênia, São Dimas.

O objetivo dos parklets é incentivar o uso coletivo do espaço público e integrar as pessoas ao comércio. De acordo com Fernando Maia, sócio-proprietário da filial do Bar do Ilson em Piracicaba – a matriz fica em Limeira – antes as mesas ficavam na rua. Para se adequar à legislação e, ao mesmo tempo, proporcionar mais conforto e segurança aos seus clientes, Maia conta que procurou a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, e a instalação do parklet foi a saída.

O parklet do Bar do Ilson, local famoso pela comida de boteco, principalmente o torresmo, acomoda cerca de 25 pessoas e teve investimento de R$ 35 mil. “A estrutura foi bem aceita. As pessoas têm prestigiado e elogiado o espaço. É feito com madeira tratada, segue as normas de acessibilidade, tudo em conformidade com a legislação, e também é coberto”, explica Maia. “Agora é só trabalhar e recuperar o investimento. Vamos colher os frutos lá pra frente”, diz, animado.

Piracicaba foi uma das primeiras cidades da região a regulamentar a instalação de parklets - extensões temporárias das calçadas para uso público para lazer e convívio, por meio de ocupação de vagas de estacionamento.

O decreto nº 17.317 foi publicado em dezembro de 2017. De acordo com o documento, os parklets poderão ser ocupados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, bicicletários, além de outros elementos de mobiliário urbano, para recreação e manifestações artísticas e culturais.

Estrutura em madeira tratada proporciona espaço para cerca de 25 pessoas: projeto passa por aprovação

A instalação desses espaços se dá por iniciativa da Administração ou por meio de requerimento de pessoas físicas ou jurídicas junto à Secretaria Municipal de Obras (Semob), e tem de atender às normas e requisitos técnicos do decreto. Os processos passam por aprovação da Comissão Municipal dos Parklets de Piracicaba (Comupap), composta por servidores das secretarias de Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Obras e Ipplap (Instituto de Planejamento e Pesquisa de Piracicaba).

Fonte: CCS

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.