Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/6/2020 - Piracicaba - SP

Sedema realiza limpeza de guias, sarjetas e calçadas públicas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) intensificou os serviços de manutenção de guias, sarjetas e calçadas públicas em diversas avenidas e ruas da cidade desde o mês de abril.

Equipes da Prefeitura de Piracicaba estão executando serviços em locais como as avenidas Armando de Salles Oliveira, Carlos Botelho, Saldanha Marinho, Torquato da Silva Leitão, Edne Rontani Bassete, Cristóvão Colombo, Presidente Kennedy, Pedro Morganti, e em ruas como Rosário, Alferes José Caetano, São João, José Micheletti, Dr. Alvim e Dr. João Sampaio, entre outras vias públicas.

“Estamos fazendo uma capinação manual e também a raspagem das sarjetas e guias onde normalmente ocorre o acúmulo de terra e outros resíduos, para manter a cidade limpa e prevenir que esse material não seja levado para dentro dos bueiros”, explica Sinval de Jesus Sarto, diretor do Setor de Manutenção de Áreas Verdes da Sedema - departamento responsável conservação de áreas verdes, jardinagem (em praças, academias ao ar livre e outros espaços públicos) e dos 30 campos de futebol distribuídos pelos bairros da cidade.

Avenida Pedro Morganti

De acordo com Sarto, o setor está com cerca de 160 pedidos de manutenção - de áreas verdes, calçadas públicas, guias e sarjetas - feitos por meio do Serviço de Informação à População (SIP 156). “Todas as nossas equipes estão com uma enxadinha na mão, quando avistam um matinho em alguma calçada ou guia já fazem a limpeza”, observa Sarto.

“A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema, tem realizado a limpeza de guias e sarjetas das avenidas e ruas da cidade. Nas áreas áreas adotadas por parceiros da iniciativa privada, esta ação é realizada pelos adotantes”, declara o secretário de Defesa do meio Ambiente, José Otávio Menten.


PARTICULARES - A Sedema ainda observa que no caso de calçadas particulares elas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis correspondentes.
A pasta orienta que os responsáveis por calçadas privadas mantenham essas áreas conservadas, evitando assim possíveis multas e a proliferação de doenças e bichos peçonhentos. “Em geral, os proprietários dos imóveis, ao fazerem a limpeza de suas calçadas, incluem as guias e sarjetas. O problema é mais frequente nos imóveis desocupados. É importante salientar que guias e sarjetas limpas facilitam a varrição da cidade”, acrescenta o mandatário da Sedema.


1.300 HECTARES DE ÁREA VERDE - A Sedema é responsável pela conservação de cerca de 13 milhões m² de áreas verdes públicas (1.300 hectares). A execução dos serviços nesse território - que equivale a 1.300 campos de futebol - é feita a cada dois meses em 12 regiões estabelecidas, mensalmente no circuito de jardinagem e a cada 15 dias nos campos de futebol.

Na última semana, as equipes da empresa terceirizada Ecoterra (prestadora de serviços à Sedema) realizaram serviços rotineiros de manutenção nos seguintes bairros do município: Jardim Brasília; Santa Cecília; Parque Peória; São Benedito; Santa Rosa; Jupiá; Sol Nascente; Cecap; Vila Monteiro; Taquaral; Noiva da Colina; Vila Rios; Vila Bessy; Altos do São Francisco; Bongue; Panorama; Eldorado; Morumbi; Alvorada; Nova Iguaçu; Santa Rita; Campos do Conde; e Nova Piracicaba.

Os serviços englobaram áreas verdes de Tupi, Ártemis, o Complexo Esportivo da Pauliceia, o Parque do Piracicamirim, o trevo da Klabin, as praças Pelourinho e da Bíblia e as avenidas Cássio Paschoal Padovani, Centenário, Nossa Senhora do Carmo, Pádua Dias e 31 de Março. E também trabalhos de conservação de guias e sarjetas das avenidas Carlos Botelho, Torquato da Silva Leitão, Edne Rontani Basset e Cristóvão Colombo, e das ruas do Rosário, Alferes José Caetano, São João e José Micheletti.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.