Sábado, 27 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/2/2020 - Piracicaba - SP

Sedema e população local trabalham em restauração de campo Data: 17/02/




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O campo de futebol de areia do Jardim Bartira, no distrito de Tupi, passou por serviços de melhoria, manutenção e restauração no mês passado. No espaço de lazer houve a construção de um dreno para o escoamento de água pluvial, a reposição de 24 metros cúbicos (m3) de areia, a remoção do mato e a limpeza geral.

O serviço foi executado pelo setor de obras da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), que é o departamento responsável pela manutenção de 110 campos de areia espalhados por Piracicaba, mas também contou com intervenções e o voluntarismo da população local.

A preservação/manutenção desses 110 campos é rotineira e ocorre “de acordo com a demanda, a situação e a necessidade de cada local”, conta o engenheiro Márcio Antônio Maruko, chefe da divisão de obras da Sedema. “A maioria desses campos está situada em centros de lazer e parques”, esclarece Maruko.

A demanda para a manutenção dos campos é grande, especialmente na época de chuvas, quando ocorre o rápido crescimento do mato e uma parte da areia é levada pelas águas pluviais. Logo, é necessário o revolvimento e a reposição da areia, o nivelamento do solo, ações de drenagem e a remoção do mato. “Temos um grande volume de solicitações feitas por meio de ligações para o SIP 156, lideranças de bairros e vereadores. A manutenção de cada campo é feita a cada seis meses”, afirma Maruko.

No caso específico do campo do Jardim Bartira, antes da chegada da equipe da Sedema a comunidade local se mobilizou e, de maneira voluntária, executou uma parte dos serviços. Os moradores cavaram um 'T' (no meio do campo) e construíram um sistema de drenagem com material doado pela iniciativa privada - canos de PVC, brita e uma manta especial que evita o entupimento dos canos.

“A população apoiou e participou da melhoria do campo, que não oferecia condições para jogar futebol porque ali empossava muita água. Agora, o pessoal da região dispõe de uma área de lazer adequada ao entretenimento”, diz o secretário executivo da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Mello.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.