Domingo, 5 de Maio de 2024

Mais lidas da semana

30/4/2020 - Piracicaba - SP

Sedema, Defesa Civil e Bombeiros contêm incêndio em ecoponto




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

No último sábado (25), o Ecoponto Cecap/Eldorado foi alvo de um incêndio, provavelmente intencional, que mobilizou guarnições da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) para o combate ao fogo.
Neste mês, este foi o segundo episódio de incêndio provocado em ecopontos - equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura de Piracicaba/Sedema para o descarte correto de resíduos sólidos/entulho. No dia 6 de abril, o Ecoponto Jardim Oriente também foi incendiado, causando prejuízos à população, ao meio ambiente e à programação de serviços da Sedema.

A operação de combate ao fogo no Ecoponto Cecap/Eldorado envolveu duas viaturas e um caminhão-pipa com capacidade de 15 mil litros de água (do Corpo de Bombeiros), além de uma pá-carregadeira e um caminhão-pipa de 12 mil litros da Sedema, a pasta responsável pela gestão dos Ecopontos. “O trabalho de jogar água sobre o lixo e o entulho, e de revirá-lo para apagar o fogo que permanece por baixo, durou o dia inteiro. Mas a situação foi resolvida no próprio sábado”, disse Odair de Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba.

De acordo com Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema, cerca de 750 metros cúbicos de material descartado foram incinerados no Ecoponto Cecap/Eldorado no último sábado. “Para a limpeza do local, serão necessárias umas 50 viagens de caminhão”, calculou.

Vale lembrar que equipes da Sedema prosseguem executando o serviço de limpeza e remoção de um grande volume de material queimado (cerca de 2.000 m³) no início de abril no Ecoponto Jardim Oriente e numa área verde adjacente, onde ocorre o descarte irregular de resíduos. Fora essas ocorrências excepcionais, o trabalho rotineiro nos outros Ecopontos continua, nesta semana houve a limpeza do Ecoponto Santo Antônio.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, observa que “o fogo não é a solução correta”. “No passado era, usávamos o fogo para o desmatamento, nos lixões, no mato, em casa, na agricultura ou no terreno baldio vizinho. Mas, hoje, essa é uma prática proibida por legislações”, afirmou.

“Desde 2013, o município dispõe de Ecopontos, que são oito locais que recebem os materiais inservíveis descartados pela população, e o Ecoparque, para onde todo esse entulho é destinado e devidamente tratado", acrescentou Menten.

PRIMEIRO TRIMESTRE - De janeiro a março deste ano, o setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema retirou dos oito Ecopontos do município:

* 3.568,32 toneladas de entulho de construção civil
* 5.472,30 toneladas de rejeitos
* 1.045,35 toneladas de madeira
* 4.205 pneus velhos

LIMITE POR CIDADÃO - A Sedema salienta que os oito Ecopontos do município recebem, no máximo, 1 metro cúbico (m³) de entulho por pessoa.
Dentro desta cota, o cidadão pode descartar resíduos de construção civil, pilhas e baterias, pneus, materiais eletro-eletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores.

Para saber mais informações e a localização dos Ecopontos da cidade visite o link https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.