Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/4/2012 - Piracicaba - SP

Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho abre o II Workshop




da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

O secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz, prestigiou a abertura do II Workshop Municipal de Formação Profissional, na noite desta  terça-feira (25), no Teatro Erotídes Campos, Engenho Central. A solenidade contou ainda com as presenças do prefeito Barjas Negri, dos secretários municipais, Ângela Correa, de Trabalho e Renda e Gabriel Ferrato, da Educação, Oldack Chaves, Dirigente Regional de Ensino, diretores de escolas técnicas, alunos, empresários, patrocinadores e parceiros do evento. Já do lado de fora do teatro, a Banda Escola do Instituto Formar, ex-Guarda Mirim, recepcionava a todos sob a regência do Maestro Marco Abreu. E na bela sala do Erotídes, antecedendo a solenidade oficial, aconteceu a apresentação da Orquestra Jovem de Piracicaba, sob a batuta da maestrina Cintia Pinotti.

“A realização deste Workshop é importante, porque ajuda a promover o interesse de jovens que estão no ensino médio, para cursos profissionalizantes, que podem lhes render melhores oportunidades de emprego no futuro”, enfatiza Carlos Ortiz. Ele ainda ressalta que a qualificação e requalificação do jovem estão na pauta da SERT. “Se não fizermos nada, em pouco tempo estaremos importando cada vez mais mão de obra especializada”.

Segundo o secretário, é determinação do Governador Geraldo Alckmin acelerar as políticas voltadas à qualificação, em parceria com a sociedade civil. “Piracicaba é referência nessa área, adotando medidas para melhorar o nível de formação profissional dos jovens e também dos trabalhadores, como a criação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que mantém uma ótima articulação com toda a cadeia produtiva do município, envolvendo sindicatos, empresas, escolas técnicas e de ensino básico e superior”. 

A solenidade foi encerrada com a palestra “Educação e Emprego”, ministrada pelo Professor Naércio Menezes Filho (FEA/USP), articulista do jornal Valor Econômico. Entre outras informações, ele afirma que há hoje no Brasil, cerca de 1 milhão de alunos matriculados em cursos de educação profissional. As escolas privadas são responsáveis pela metade dessas matrículas, as estaduais por 35% e as federais por 15%. A grande maioria das escolas privadas oferece cursos profissionais subseqüentes ao ensino médio tradicional, para complementar a formação do aluno.

O palestrante também fez uma avaliação econômica muito interessante do ensino médio técnico ou profissional. Utilizando dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) do IBGE, explicou que o estudo mostra que os jovens que freqüentaram cursos de ensino médio técnico ganham cerca de 12% a mais do que os que cursaram apenas o tradicional, mesmo após levarmos em conta outras características que diferenciam esses jovens, como nivel cultural, domínio de idiomas e outros. Isto significa dizer que o ensino profissional é muito mais eficaz quando a questão é aumentar os salários dos jovens que estão interessados em atingir ocupações de nível médio no mercado de trabalho.

Segundo Naércio, entre os alunos matriculados em cursos de educação profissional  hoje, 1/3 está na área de meio ambiente e saúde, 23% na indústria, 18% na área de gestão e negócios, 12% em comunicação e informação e o restante está divido em cursos de produção artística e cultural, produção alimentícia e recursos naturais. O impacto é ainda maior nos cursos ligados às áreas da indústria e agro-pecuária. “Esses fatores deveriam ser levados em conta pelos formuladores da nossa política educacional, principalmente  neste momento em que governos estadual e federal estão expandindo substancialmente suas redes de escolas profissionais”, complementa.

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.