Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

7/11/2019 - Piracicaba - SP

Saúde recebe 300 tablets da Universidade Anhembi Morumbi




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O prefeito Barja Negri assinou na semana passada (24/10) o decreto 18.063 de doação de 300 tablets à Secretaria de Saúde pela Faculdade Anhembi Morumbi, no valor de RS 347,39 cada, totalizando R$ 104.217,00. A doação é uma contrapartida do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), firmado entre a instituição de ensino e o município, pela instalação da instituição de ensino em Piracicaba.

A tecnologia será usada pelos 273 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das Unidades de Saúde da Família (USF) – ligadas ao Departamento de Atenção Básica, coordenado pela Secretaria de Saúde – nas visitas domiciliares. De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, trata-se de mais um passo para a informatização integral da Rede Pública de Saúde, junto com a Olostech e o Prontuário Eletrônico (PEC).

“Os tablets darão agilidade e segurança ao trabalho de vigilância em saúde da Atenção Básica, uma vez que trarão informações em tempo real dos usuários da rede ao sistema, sem qualquer ruido adicional – que vão abastecer tanto a Olostech como o PEC e o E-SUS –, bem como levarão informações da rede aos usuários, como datas de consultas e resultados de exames, dando assim mais organicidade e qualidade ao atendimento à população”, disse Pedro Mello.

A coordenadora da Atenção Básica, dra. Anay Ferrer, explica que as informações obtidas pelas ACSs nas visitas familiares são carregadas in loco nos tablets e, ao chegarem em suas respectivas unidades, transferidas automaticamente para a rede, facilitando assim todo o trabalho das equipes “Com isso, evitamos o retrabalho e o risco de perda de informações, ampliando o desempenho dos profissionais”.

Todos os protocolos de vigilância em saúde serão, portanto, preenchidos diretamente nos tablets, como dados dos hipertensos e diabéticos, informações para monitoramento das gestantes e das crianças menores de 1 ano, marcadores alimentares, etc; bem como as atualizações das fichas de cadastros dos moradores.

A primeira USF a receber os tablets (seis, no total), assim que estejam devidamente habilitados pelo setor de informática, será o Bosques do Lenheiro 2, por sua equipe ter sido a primeira a cumprir meta durante o cadastramento dos moradores da Comunidade Frederico, integrando seus moradores à Rede Pública de Saúde.

PLANO PILOTO – Em 2016 a, a USF Jaraguá 1 serviu como piloto para a a implantação da tecnologia na rede, para que a Secretaria pudesse se certificar da eficiência da tecnologia. De acordo com Elisabete Duarte, enfermeira responsável pela unidade, o resultado foi surpreendente.

IMG_6264_1(2)

ACS Michele Aline de Oliveira

“Antes trabalhávamos com muito papel. A margem de erro na transmissão das informações para o sistema era alta. Agora as informações são fidedignas e sem retrabalho. Os tablets estão sincronizados com a Olostech e com o PEC, o que facilita o transito de informações do paciente para a rede e da rede para o paciente, tornando nosso trabalho muito mais eficaz e seguro”, concluiu.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.