Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/10/2017 - Piracicaba - SP

Saúde realiza capacitação para diagnóstico precoce da Hanseníase




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Acontece nesta sexta-feira (27/10), na Faculdade Anhanguera, encontro de capacitação e orientação sobre a Campanha 'O mundo sem Hanseníases' com os enfermeiros da rede municipal de saúde  e coordenadores das escolas de enfermagem, para instrumentalizar esses profissionais da saúde nas buscas ativas de novos casos e estejam atentos às demandas espontânea e nas visitas de agentes de saúde em suas áreas de atuação.

Hanseníase é uma doença cutânea, mas que pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Vale lembrar que ela tem cura e o tratamento é gratuito no serviço especializado, oferecido na rede pública pelo Centro de doenças Infectocontagiosas (Cedic).

A campanha, organizada pela Secretaria de Saúde, é voltada para divulgação de Sinais e Sintomas da hanseníase, reafirmando que é preciso lembrar que a doença existe e que o sistema de saúde do município deve se mobilizar e mobilizar  população sobre a necessidade de identificar precocemente novos casos da doença.

O objetivo, portanto, é reforçar a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, o que possibilita o tratamento oportuno e a cura, visando eliminar fontes de infecção, além de reduzir ou minimizar os agravos causados pelas incapacidades físicas resultantes dos diagnósticos tardios.

Sinais e sintomas:

*Presença de lesões pálidas ou com tonalidade avermelhada na pele, geralmente sem forma regular e com limites imprecisos;

*Perda de pelos e ausência da transpiração nos locais das lesões;

*Insensibilidade ou dormência na área das lesões, bem como perda da força muscular.

Obs: Na presença de algum desses sinais e sintomas, procurar o serviço de saúde:

Forma de transmissão:

O homem é a única fonte de infecção, a transmissão se dá através de uma pessoa doente (forma infectante MB) sem tratamento, através da respiração, por convívio prolongado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.