Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/8/2019 - Piracicaba - SP

Saúde realiza ação contra o sarampo na Rodoviária Intermunicipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Motoristas, atendentes, passageiros e pessoas que circulam pela Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba foram imunizados contra o sarampo entre os dias 29 a 31 de julho em ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. No total, foram aplicadas 185 doses da vacina. Até o momento, não há registro de casos confirmados da doença no município.

O objetivo da ação foi evitar a circulação e o avanço do virus justamente em um local de grande circulação de pessoas provenientes de outros municípios, principalmente de São Paulo (capital) onde foram confirmados casos da doença. 

sarampo

O Estado de São Paulo contabiliza 484 casos de sarampo em 2019, até a metade de julho, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Desse total, 363 foram registrados na capital, quantidade que vem crescendo a cada nova semana. 

A vacina contra o sarampo está disponível na rede pública do município, mediante a apresentação da caderneta de vacinação, porém, o munícipe deve seguir algumas orientações, tais como: 

- crianças a partir de 1 ano até 29 anos devem tomar duas doses;
- pessoas na faixa etária dos 30 anos a 59 anos devem tomar uma dose;
- a vacina é contra-indicada em casos de suspeita de gravidez, gestantes e pessoas que tomam medicação que provoca baixa imunidade;

* Vale lembrar que todos que compõem os grupos acima e já foram imunizados não precisam repetir a dose.

Sarampo

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado. 

Fonte: Saúde



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.