Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/11/2019 - Piracicaba - SP

Saúde já realizou quase 5.000 atendimentos especializados em oftalmologia




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Secretaria de Saúde tem trabalhado para atender à demanda crescente por exames e procedimentos oftalmológicos especializados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto Suel Abujamra é a empresa contratada para esta finalidade e, desde 2016, já realizou 4.889 atendimentos, em sua unidade em São Paulo (Capital), tendo os pacientes a garantia do transporte pela Prefeitura, por meio do Sistema Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde.
Os exames especializados e procedimentos são glaucoma, angio fluoresceinografia, biometria, campimetria, capsolotomia yag laser, córnea, facoemulsificação com implante de lente dobrável e lente rígida, fotocoagulação a laser, iridotomia a laser, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea, paquimetria ultrassônica, potencial de acuidade visual, retinografia colorida binocular, terapia angiogênica – lucentis, testes ortópticos, tomografia ocular (OCT), topografia computadorizada de córnea, trabulectomia, ultrassom globo ocular e vitrectomia posterior.
Para este ano foi firmado também novo contrato com a mesma empresa de mais 1.500 consultas e exames oftalmológicos para problemas de glaucoma e retina, no valor integral de R$ 98.250,00. Estão sendo atendidos usuários SUS do município, que já aguardam consultas com esses especialistas. O contrato tem vigência até o dia 31 de dezembro. Porém, no mesmo contrato, com validade até junho de 2020, constam outras 15 mil consultas oftalmológicas simples, no valor total de R$ 300 mil. Os exames de glaucoma incluem tonometria, campimetria e fundoscopia. As consultas de retina incluem retinografia e mapeamento de retina.
Sobre número de atendimento, a Secretaria de Saúde informou que, em 2016, foram atendidos 648 pacientes. Esse número passou para 1.118 no ano passado e, neste ano, até outubro já foram contabilizados 1.600 exames. Todos os pacientes também tiveram o transporte de Piracicaba a São Paulo.
A Secretaria de Saúde já iniciou também estudos para a elaboração de um novo contrato para 2020, como a instalação em Piracicaba de uma Organização Social que vai ofertar, pelo SUS, exames e serviços especializados em oftalmologia, o que reduzirá a necessidade do transporte para São Paulo, facilitando e melhorando a qualidade de atendimento aos munícipes.
“Temos nos empenhado para continuar ofertando o melhor serviço a quem mais precisa do apoio do poder público”, disse o secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello. Segundo ele, a possibilidade de uma organização social em oftalmologia atuar em Piracicaba é um caminho natural para a equação da demanda crescente na Rede Pública de Saúde.

CLÍNICA DE OLHOS - Além do atendimento especializado do Instituto Suel, a Prefeitura, por meio da Clínica de Olhos, criada em setembro de 2005, também é responsável por centenas de atendimentos oftalmológicos na Rede Municipal de Saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento da clínica vem crescendo ano a ano. Em 2016 foram 15.160. Já no ano passado, foram 16.759 e, nos primeiros 10 meses do ano, foram 15.580, dos quais 3.840 são exames especializados de fundoscopia e mapeamento de retina. A secretaria, aos sábados, tem promovido os mutirões de saúde, incluindo a primeira consulta oftalmológica, para reduzir a espera dos pacientes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.