Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

14/1/2020 - Piracicaba - SP

Samu Piracicaba: serviço gratuito de eficiência e qualidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Piracicaba completou 15 anos de atividades no ano passado. Baseado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 200, bairro Paulista, o serviço médio gratuito e de qualidade possui uma equipe integrada por cinco enfermeiros, 21 técnicos de Enfermagem, 23 condutores de veículo de urgência, 20 médicos e 15 técnicos auxiliares de Regulação Médica/Rádio Operadores.

Atualmente, o Samu de Piracicaba conta com seis ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), uma USA (Unidade de Suporte Avançado) que é uma UTI Móvel, e um veículo de apoio, que promove o atendimento de uma população superior a 510 mil pessoas em 11 municípios da Microrregião de Piracicaba.

Todas as viaturas são equipadas com ar-condicionado e recebem manutenção periódica. Das sete ambulâncias que dão assistência à população, quatro foram incorporadas na frota em 2019. Além disso, outros três veículos equipados, ficam na “reserva” em caso de necessidade de atendimento e/ou manutenção das que rodam diariamente. 

De acordo com a médica Flávia Sá, superintendente Médica das Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde, o número de atendimentos mensais do Samu de Piracicaba é de 2,5 mil a três mil com com envio de viatura. Desse montante, cerca de um terço é o chamado APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Secundários, Procedimentos Intra-Hospitalares, por exemplo, entre hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e outras Unidades Médicas. Já os APH Primários, que respondem pela maioria das chamadas no 192, são as ocorrências de rua.

O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo 192 e acionado pela Central de Regulação das Urgências - que regula o funcionamento do serviço e dos leitos hospitalares de urgência.

SALVAMENTO – Entre os diversos casos que são atendidos diariamente pela equipes do Samu, algumas chamam a atenção e terminam com final feliz. Foi o que ocorreu na noite desta quinta-feira (09/01) quando a equipe salvou um bebê de apenas sete dias que apresentava obstrução das vias aéreas, em função de ter engasgado com leite materno.

O salvamento aconteceu em uma residência no bairro São Vicente. “O bebê apresentava ausência de sinais vitais. Após a entrada da ocorrência, nossa equipe fez uma orientação para os pais via telefone, enquanto outra equipe se dirigia ao local. Graças ao rápido trabalho dos profissionais, a criança foi reanimada”, explicou médica Flávia Sá. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.