Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/9/2017 - Piracicaba - SP

Raps realiza campanha de conscientização sobre suicídio




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Setembro, desde 2014, tem sido marcado, no Brasil, pela campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para alertar a população da gravidade desse problema, que afeta o mundo todo.

Este ano, em Piracicaba, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) vai promover uma série de eventos abordando a temática. Serão ações de conscientização dos profissionais de saúde e da população, enfatizando a melhor forma de proceder diante de uma realidade que envolva esse risco e como deve ser o encaminhamento do paciente na Raps.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 800 mil pessoas se matam por ano no mundo, o que representa uma em cada 40 segundos. Esse número é superior às mortes por guerra e homicídos somadas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito e homicídios, o que representa 12 mil notificados anualmente, 32 casos por dia, um em cada 45 minutos.

O Brasil é ainda o 8º país em número absoluto de suicídios para cada 100 mil habitantes. Apesar de estarmos bem abaixo da média mundial, de 11,4, o índice nacional vem aumentando ano a ano. Era de 4,38 em 2004 e em 2014 já marcava 5,25. Sendo os homens mais vulneráveis que as mulheres.

Como parte das atividades do mês, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil vai exibir o filme “Se enlouquecer não se apaixone” nas seguintes escolas:

14/09 – às 9 horas, na EE Profº Jethro Vaz de Toledo;

18/09 – às 13h30, na EE Dr. ?Alfredo Cardoso

25/09 – às 9h30, na EE Prof.ª Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha

MESA REDONDA – A Raps realizará ainda, no dia 28/09, quinta-feira, às 13h30, uma mesa redonda relacionada à prevenção do suicídio, com a participação de especialistas no assunto: Silvana Mantelatto (Psicóloga e Psicanalista); Eliane M. Soares (Voluntária do Centro de Valorização da Vida); Maria Carolina de Aguiar Trigueirinho (Coordenadora de Enfermagem do SAMU e NEU); dra. Graciela Marasca Ribeiro (Médica Psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia); José Ravanelli Netto (Psicólogo do CAPS II – Bela Vista); Patrícia Henrique Monteiro (Psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental Álcool e Drogas); Ana Carolina Toniolo (Terapeuta Ocupacional do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil). Tendo como mediadora Luciene Blumer (Psicóloga e Coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina).

O evento será no Centro de Treinamento do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), Rua do Trabalho, nº 634 – Vila Independência. Aberto ao público, as inscriçõesserão feitas na data e local do Evento.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.