Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

11/5/2012 - Piracicaba - SP

Projeto Case comemora 10 anos de atuação em Piracicaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

Será sábado, dia 12 de maio às 15h00, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, a grande comemoração aos 10 anos de sucesso, do Projeto Case – Centro de Atendimento Socioeducativo. O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte, visa o atendimento social à crianças e adolescentes, entre 06 e 15 anos de idade.

Durante o evento, os convidados serão surpreendidos pelo espetáculo “Alegria”, coordenado por Roma Produções Artísticas onde crianças e adolescentes do projeto realizarão grandes apresentações, focando as atividades que participam diariamente nas unidades de atendimento. Música, dança, clowns, perna de pau, pipoca, além da mensagem de esperança, oferecerão ao público, uma tarde de entretenimento e conhecimento. A entrada é franca.

Com sete unidades localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque Orlanda e Parque dos Sabiás (com inauguração marcada para o dia 17 de maio), o projeto oferece em jornada ampliada, condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que visem a orientação socioeducativa.

Diariamente, as crianças e os adolescentes participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, contribuindo para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.

Nesses 10 anos de atuação no município de Piracicaba, o Case atendeu mais de 7.800 crianças e adolescentes sendo motivacional quanto aos sonhos de muitos educandos que hoje, após concluída a participação nas unidades, tornaram-se jovens atuantes no mercado de trabalho, com vínculos familiares e habilidades antes, desconhecidas.

Para celebrar esta data, no mês de abril (último), o projeto realizou o lançamento do Selo de 10 anos, onde homenageou parceiros e apoiadores como as Secretarias da Educação, Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Ação Cultural (Semac), Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Arcelor Mittal, Fundação Mario Dedini, Cosan/Raizen, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Associação Atlética Educando pelo Esporte, com o objetivo de salientar a importância do apoio para a melhora do projeto que a cada dia, tem uma nova história de sucesso para somar.

História

O projeto Case foi criado em 2002 para atender crianças e adolescentes entre 07 e 16 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontravam em situação de trabalho infantil, envolvidos no comércio informal como: vender doces, rosas, catar latinhas e sucatas nas ruas para revenda, entre outros, com o objetivo de encaminhá-las ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo Federal. Estas situações contribuíam negativamente na freqüência e no rendimento escolar, no direito de brincar e participar de atividades que lhes permitam o desenvolvimento para uma vida saudável.

O Case – Centro de Atendimento Socioeducativo iniciou seu trabalho ainda sem estrutura física própria, com atendimento em Escola Municipal, Ginásio de Esportes e Centro Comunitário dos bairros Jaraguá, Jardim São Paulo e Parque Orlanda. Este primeiro atendimento foi oferecido à 565 crianças e adolescentes que se encontravam trabalhando em locais que representavam riscos ao desenvolvimento.

Em março de 2004, houve a participação importante da empresa Cosan S/A que contribuiu para a construção da sede própria da unidade Jaraguá. A partir de 2005, outras unidades foram implantadas para o atendimento de crianças e adolescentes nos bairros: Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jardim Oriente e Parque dos Sabiás. 

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.