Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/4/2012 - Piracicaba - SP

Professor Elias Boaventura será patrono de Escola Municipal




da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

A Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Chapadão será denominada “Professor Dr. Elias Boaventura”. A Cerimônia oficial de Denominação será promovida pela Secretaria de Educação em 17 de abril, às 16h30, e terá a participação do prefeito Barjas Negri, do secretário da Pasta, professor Gabriel Ferrato, vereadores, demais autoridades municipais e a população. Por ter sido desmembrada – era uma EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), a unidade passa a atender exclusivamente a Educação Infantil e pode receber mais de 200 alunos, de 0 a 5 anos.

O secretário Ferrato explica que a denominação é um ato que atribui ainda mais valores à escola. “É uma grande satisfação ter o Professor Dr. Elias Boaventura como patrono da nossa unidade, afinal, a sua biografia constitui uma referência para nossas crianças e professores, pelo seu exemplo como educador e como cidadão preocupado com a liberdade e com o combate às desigualdades e discriminações sociais”. 

Elias Boaventura

O professor Dr. Elias Boaventura nasceu em Coimbra-MG no dia 28 de janeiro de 1937 e faleceu em 07 de janeiro de 2012. Filho de Merandolino Boaventura Sant´Ana e Maria José das Chagas, era casado com a Sra. Sylvana Zein, pai de cinco filhos e avô de oito netos. Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Santa Marcelina”, localizada na cidade de Muriaé-MG, no ano de 1969.

Sua chegada no município de Piracicaba realizou-se em 1973, quando ingressou no Instituto Educacional Piracicabano como diretor administrativo. Teve importante participação na criação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), reconhecida em 1975. Concluiu o mestrado em educação, no ano de 1978, pela referida Universidade e o doutorado na mesma área, em 1988, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi vice-reitor da Unimep, na gestão de Richard Edward Senn, de 1975 a 1978, e reitor por oito anos, de 1978 a 1986. Nesse período, coordenou a fundação do Movimento Negro de Piracicaba, da Associação dos Favelados de Piracicaba e ainda da Associação dos Funcionários do Instituto Educacional Piracicabano, da qual é o seu presidente de honra.

Lecionou na Pós-graduação e no Curso de Pedagogia da Unimep, tornando-se patrono do Centro Acadêmico “Educador Elias Boaventura” em setembro de 2010. Recebeu três Títulos Congratulatórios: de “Dr. Honoris Causa” pela Unimep; de “Cidadão Piracicabano”, concedido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba e de Benemérito pela Sociedade Beneficente Sírio Libanesa de Piracicaba. Ao longo de sua atuação acadêmica, escreveu cinco livros; teve dezenas de textos publicados em jornais e revistas; orientou 29 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Também participou de 35 bancas examinadoras de dissertações de mestrado e de 15 teses de doutorado.

Contestador, idealizou projetos em defesa de grupos minoritários e de parcerias e convênios internacionais, criando a sua marca na educação e em outros segmentos sociais de Piracicaba e região. Ao longo de sua trajetória política e acadêmica, foi idealizador e participou de eventos de declarada oposição à ditadura militar; promoveu congressos políticos e populares quando atuou como reitor da Unimep, nos anos de 1978 a 1986, e nesse mesmo período fundou o Projeto Periferia, que beneficiou 37 bairros da cidade com a retirada das crianças das ruas e da marginalidade.

No entanto, a liderança já era traço marcante da personalidade do Dr. Elias Boaventura desde a adolescência. No período de 1954 a 1960, estudou no Instituto Metodista Granbery, localizado em Juiz de Fora-MG. Destacou-se como líder dos puritanos e aspirantes ao ministério da Igreja, sendo eleito presidente da Sociedade de Jovens da Igreja Metodista. Além disso, presidiu o Conselho Diretor do Instituto Granbery, em Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória acadêmica, acumulou o cargo de presidente do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino; foi membro da Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências, componente do Clube de Escritores de Piracicaba, dentre outras atividades exercidas.

Data e horário: 17 de abril (terça-feira), às 16h30.

Local: Rua dos Uirapurus, 477 - Chapadão

Mais informações na Assessoria de Imprensa da SME, pelo telefone 3417-1152.

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.