Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/8/2019 - Piracicaba - SP

Prefeitura lança campanha para descarte consciente de medicamentos vencidos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Saúde e Defesa do Meio Ambiente, realiza a partir desse mês uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou não utilizados, além de resíduos perfurocortantes (seringas e agulhas). O lançamento da campanha acontece nesta quinta-feira (15), às 15h, no gabinete do prefeito Barjas Negri (11º andar do prédio do Centro Civico).

Com o slogan Descarte Consciente – Faça o Bem sem Olhar a Quem!, a campanha tem a coordenação do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e Associação #EuToNaFé, e parceria do Conselho Municipal de Saúde, CRF (Conselho Regional de Farmácia), Vigilância Sanitária e das secretarias municipais de Governo e Desenvolvimento Econômico e da Educação.

De acordo com a coordenadora do DAF, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, o objetivo é conscientizar a população dos perigos causados por acúmulo de medicamentos em casa, o descarte em lixo comum dos vencidos ou não utilizados, resíduos perfurocortantes e também reforçar o serviço existente em Piracicaba. Os pontos de descarte estão em todas as farmácias de rede municipal e em redes farmacêuticas do município. Para a campanha também haverá distribuição de material informativo (cartazes e folders) nesses locais e também em escolas estaduais e municipais.

“Queremos informar à população sobre como proceder com os medicamentos vencidos, que sobraram de algum tratamento e estão guardados em casa, além de informar também aos pacientes diabéticos que usam insulina diariamente e precisam fazer o descarte correto das seringas e agulhas. Lembrando que devemos evitar o acúmulo de medicamentos em casa, pois pode propiciar a ingestão acidental por crianças e idosos, causando intoxicação grave e também a automedicação, já que o paciente pode usar o medicamento sem orientação do profissional, de forma incorreta e irracional, causando muitos malefícios à saúde”, explicou Ana Raquel.

Os resíduos coletados nos pontos de descarte são encaminhados para tratamento pelo sistema de “Micro-Ondas” por uma empresa especializada. Após o final do processo, os resíduos são aterrados.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Osvaldo Cruz, no Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. No Brasil, são registradas duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo, sendo a intoxicação por medicamentos a causa de 20% dos óbitos registrados no País.

Fonte: Saúde



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.