Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/7/2020 - Piracicaba - SP

Prefeitura entrega o novo Terminal Piracicamirim no sábado, 25/07




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura entregará à população no sábado, 25/07, o novo Terminal Piracicamirim Césario Brossi (TPI). O equipamento, que fica na avenida Alberto Vollet Sachs e é o terceiro maior em movimento de passageiros, foi demolido e totalmente reconstruído. Sua entrega acontece um mês e meio antes do anunciado. O TPI começa a operar no sábado, às 4h40.

O novo TPI tem plataforma com 1.347,00 m2, área coberta de 2.513,00 m2 com tela anti-pássaro, iluminação LED, pista de rolagem em concreto para receber 12 ônibus ao mesmo tempo (2 a mais que o antigo), além de 7 vagas para ônibus reserva. Um reservatório de água com capacidade de 36 mil litros foi instalado.

Também ganhou área de convívio para motoristas (sala de reunião, refeitório, sanitários), vestiários masculinos e femininos acessíveis, banheiro para família e para ostomizados. Foram construídas, ainda, sala para a Guarda Civil, bicicletário e bilheterias.

Tudo novo: equipamento ganhou novas lixeiras e comunicação visual, além de piso tátil 

O projeto de acessibilidade também contemplou as áreas interna e externa do Terminal, onde foram implantadas rampas. O novo terminal também tem piso tátil e banheiros acessíveis. Os dispositivos de segurança incluem equipamentos de proteção contra descargas elétricas e de prevenção contra incêndio e câmeras de monitoramento.

Vista das plataformas e pista de rolagem que agora recebe 12 ônibus ao mesmo tempo (2 a mais que o antigo)

O investimento foi de R$ 5.329.391,21, o que representou um desconto de 23,84% do valor previsto, que era R$ 6.997.779,12. A empresa responsável foi a Construtora Maxfox LTDA. O terminal segue os padrões do Terminal Vila Sônia, entregue no final de 2017, e do Terminal Paulicéia, inaugurado em agosto do ano passado. A obra teve financiamento do programa do Governo Federal Mobilidade Médias Cidades.

TPI é o terceiro maior terminal de Piracicaba e em 2019 recebeu mais de 560 mil passageiros

De acordo com o prefeito Barjas Negri, o Terminal Piracicamirim é o terceiro maior em número de passageiros no município. “Em 2019, o TPI recebeu mais de 560 mil passageiros, ficando atrás apenas do Terminal Central de Integração e Vila Sônia. Por isso, sua reconstrução era tão importante. Agora, entregamos à população um equipamento totalmente novo e moderno, capaz de oferecer muito mais conforto àqueles que utilizam o transporte público municipal”, ressalta Barjas.

Terminal Piracicaba será entregue um mês e meio antes do período anunciado

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, também destaca a importância da obra. “Este é o quarto terminal de ônibus a ser entregue para a população. Com estes investimentos, haverá um grande incremento do comércio e dos serviços no entorno do TPI, como ocorreram nos outros terminais”, destaca o secretário.

Akira ainda lembra que a reconstrução trouxe outros benefícios ao entorno do TPI. O terreno de 2.500 metros quadrados, pavimentado, que foi destinado ao terminal provisório, agora será utilizado como estacionamento de ônibus reserva do transporte coletivo e, também, para usuários do Varejão Municipal do Piracicamirim.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.