Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/9/2017 - Piracicaba - SP

Prefeitura descarta mais de 400 mil lâmpadas fluorescentes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O Prefeito Barjas Negri assinou o novo contrato para o recolhimento de lâmpadas fluorescentes. O contrato no valor de R$ 36.900, firmado entre a Prefeitura e a empresa Irmãos Krefta, estabelece que a empresa se responsabiliza pelo carregamento, transporte, descontaminação e recuperação de todos os componentes das lâmpadas usadas do tipo fluorescente, luz mista, vapor de mercúrio, vapor de sódio (independentemente do tamanho, formato e potência), incluindo também a destinação final destes elementos.

Piracicaba é pioneira nesta área de recolhimento de resíduos. De 2009 até hoje, aproximadamente 440 mil lâmpadas já foram encaminhadas para reciclagem, através do contrato com a empresa anterior que prestava este serviço à Prefeitura.
A Sedema só atende residências, por uma questão de saúde pública, evitando assim que sejam descartadas junto com os resíduos domésticos porque possuem componentes tóxicos na sua composição.
A responsabilidade legal pelo recolhimento deste tipo de resíduos é do comerciante, que deve recolher este tipo de resíduo para encaminhá-lo de volta ao fabricante.
A Lei 12.305/2010 Art. 33 estabelece que os fabricantes sejam responsáveis pelo recolhimento destes resíduos “São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes” entre eles as lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.  
As empresas recicladoras obedecem aos princípios da sustentabilidade e da produção mais limpa. Depois de recolhidos, estes materiais são separados e destinados para outras cadeias industriais. Os subprodutos gerados no processo, entre eles o vidro, ponteiras metálicas e eletrônicas, e pó fosfórico, deixam de ser enviadas aos aterros contaminando o solo e prejudicando o meio ambiente.
A Prefeitura possui 10 locais para descarte de lâmpadas fluorescentes:
1 - Central de Resíduos: Avenida das Ondas nº 6.565 - Ondinhas;
2 - Jardim Oriente: Avenida Luís Pereira Leite (próximo à Escola Municipal);
3 - Cecap/Eldorado: Avenida Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer);
4 - Bosques do Lenheiro: Rua Sapucaia e Rua dos Pinheiros;
5 - Monte Rey: Rua Giovanni Ferrazo;
6 - Centro Cívico: Rua Capitão Antonio Correa Barbosa nº 2.233;
7 - Parque Santa Teresinha: Rua Adelmo Cavagioni (próxima a Ponte Estaiada);
8 - Parque Piracicamirim: Avenida Alberto Vollet Sachs (próximo ao Terminal do Piracicamirim);
9 - Zoológico: Avenida Marechal Castelo Branco nº 426 - Jardim Primavera;
10 - Estação da Paulista: Avenida Dr. Paulo de Moraes nº 1.540 - Paulista.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.