Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/12/2019 - Piracicaba - SP

Prefeito autoriza licitação para sede do Jardim Botânico




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Prefeito Barjas Negri autorizou a licitação para a construção da sede administrativa do Jardim Botânico de Piracicaba na área do bairro Santa Rita. A entrada será no cruzamento entre a avenida dos Concepcionistas e rua Lívio Ferracciu, na área adjacente ao Viveiro Municipal. O acesso à área, que terá 310.821 m², será gratuito.
O investimento deve ficar em torno de R$ 200 mil e, nesse primeiro módulo, estão inclusos a construção de sala administrativa, banheiros e copa.

O espaço envolve toda a orla da lagoa do Santa Rita, com aproveitamento do Viveiro de Mudas, gerenciado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema. Barjas explicou que esta é a primeira etapa de serviços para o enquadramento da área nos órgãos competentes para, assim, obter recursos e investimentos futuros. “Esse investimento inicial vai possibilitar o funcionamento adequado do Jardim Botânico, ao lado do Viveiro, onde já existe uma boa estrutura”.
O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão Interdisciplinar do Jardim Botânico de Piracicaba, desde a assinatura do decreto, no ano passado. “Ao longo de 2018, o trabalho da Comissão para elaborar a documentação necessária foi intenso. Foram definidos itens como missão, valores e visão. Também foi criada a associação dos Amigos do Parque, envolvendo a sociedade civil”, afirmou.
Morador do Santa Rita há seis anos, Urbano Campos Ribeiral Júnior participou de todo o estudo para a implantação do projeto. Ele destacou a participação da Associação de Moradores do Bairro Santa Rita, da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e do poder público. “A implantação de um Jardim Botânico nessa área é a realização de um sonho dos membros da Associação. Com foco na Floresta Estacional Semidecidual, o Jardim Botânico de Piracicaba terá todas as condições de se tornar uma referência nacional, contribuindo para pesquisa e preservação desse tipo de floresta, típica da região”, disse.

Jardim Botânico
A criação do Jardim Botânico se deu por meio do Decreto nº 17.377/2018, assinado no ano passado. A proposta cintempla três áreas distintas: uma anexa ao Parque do Engenho Central, uma no Santa Rita - no entorno da Lagoa do bairro, onde já funciona o Viveiro Municipal -, e uma no Parque Natural da Cidade, situado em Santa Teresinha (SP-304). Somadas as áreas, o Jardim Botânico compreende mais de 860 mil metros quadrados. Além da implementação de pontos turísticos abertos à visitação popular, o Jardim Botânico de Piracicaba vai proteger e conservar a fauna e flora nativas, bem como viabilizar a criação de um banco genético para preservação das espécies.
Os estudos para implementação do Jardim Botânico de Piracicaba são da Sedema, coordenados pela analista ambiental Juliana Gragnani, com apoio da arquiteta e urbanista Cláudia de Lima Nogueira, da engenheira agrônoma Clementina Rossin e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). Integram também a Comissão Multidisciplinar Vinicius Castro de Souza, biólogo e curador do Herbário da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), João Neves Toledo, da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e Marcelo Machado Leão, da sociedade civil.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.