Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

9/4/2019 - Piracicaba - SP

Prédio da Cooperativa Reciclador Solidário é ampliado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O prefeito Barjas Negri entregou, na tarde de sexta-feira, 05/04, a sede da Cooperativa Reciclador Solidário, que passou por obras de ampliação, com a construção de novos banheiros, refeitório e cozinha, entre outros espaços. A área construída passou de 1.518 para 2.920 metros quadrados e, com as mudanças, a cooperativa está apta a receber até 70 trabalhadores. Hoje, esse número é de 56 cooperados, que separam aproximadamente 250 toneladas de materiais por mês. A sede fica na avenida das Ondas, 6.700, bairro Ondinhas.

 

 Área construída da Cooperativa Reciclador Solidário passou de 1.518 para 2.920 metros quadrados: apta para até 70 cooperados

As obras consistiram na construção de sanitários masculino e feminino, equipados com chuveiros, além de refeitório com cozinha, escritório com banheiro, salas de aula e de reuniões e almoxarifado. Foram construídas, ainda, fossas sépticas, para o caso de futuras ampliações, e dois reservatórios de água, com 25 mil litros cada, além de nova estrutura elétrica.

Ednalva Inês Correa de Souza, que está no terceiro mandato como presidente da Cooperativa, conta que os cooperados aprovaram a ampliação. “A qualidade de vida melhorou muito. É daqui que quase 60 pessoas, a maioria mulheres, arrimos de família, tiram seu sustento”, disse Ednalva. “São muito anos de luta e agora veio a conquista. Gostaria de agradecer ao prefeito Barjas Negri por enxergar os recicladores como profissionais que merecem trabalhar com dignidade. É uma grande conquista minha e dos meus companheiros de trabalho”, disse Ednalva.

A área total da Cooperativa é de 10,2 mil metros quadrados. Além do local para a separação do material, conta com pátio para circulação de caminhões. Está equipada com balança com capacidade para até 60 toneladas e com esteira de 20 metros. A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) também plantou árvores em todo o espaço que limita a área da Cooperativa, formando uma proteção paisagística, que também serve de isolamento, impedindo que materiais leves possam chegar à área externa.

 

 O prefeito Barjas Negri e a presidente da cooperativa, Ednalva de Souza

Em sua fala, o prefeito Barjas Negri lembrou dos tempos do aterro e lixão do Pau Queimado, onde trabalhalhavam 300 pessoas, em condições inadequadas. “Acabamos com o aterro do pau Queimado, que era insalubre e ultrapassado. Foi preciso ajudar parte daquelas pessoas e aí foi criada a cooperativa. Em um primeiro momento, o pessoal ficou em um barracão na avenida 31 de Março. Em 2008, a gente acertou uma forma de trabalhar, arrumou parte dos equipamentos. Mas ainda estávamos devendo: faltava uma estrutura melhor. Podem existir problemas, mas avançamos de forma significativa e esperamos que os cooperados sejam sempre qualificados e orientados para que possamos cada vez mais melhorar a coleta seletiva na cidade”, disse Barjas.

 

Elissandra Alves da Cunha, 34 anos, é cooperada há 1 ano e cinco meses: ampliação aprovada

O secretário de Defesa do Meio Ambiente. José Otávio Menten, lembrou que o prefeito assumiu o compromisso de dar atenção especial à Cooperativa, tendo em vista uma das prioridades do seu governo, que é a sustentabilidade. “Uma das nossas prioridades é a coleta seletiva e destinação correta desses materiais, que, além de terem um impacto ambiental muito importante, ainda geram emprego e renda para dezenas de pessoas. Essas pessoas trabalham hoje em um local digno, com toda infraestrutura que pode dar condições de um trabalho ainda mais eficiente. Essa conquista é resultante de uma união de várias secretarias e de toda a equipe da Sedema”, observou Menten.

 

Para o prefeito Barjas Negri, ampliação e melhoria nas condições de trabalho vai aumentar produtividade 

SUSTENTO E PAIXÃO - Elissandra Alves da Cunha, 34 anos, é cooperada há 1 ano e cinco meses. “Tiro daqui o sustento dos meus três filhos, de 2, 4 e 10 anos. A reforma ficou muito boa. Facilitou nossa vida”, disse. Francisca Maria da Conceição, 64 anos, a Zazá, era uma das mais empolgadas na entrega da nova sede. Pernambucana, escolheu Piracicaba para viver há quase quatro décadas e a Cooperativa Reciclador Solidário para trabalhar há 13 anos. Trabalhou em restaurante, mas, segundo ela, nada se iguala ao trabalho de recicladora. “Deus me deu força e coragem para fazer o que eu faço. E amo o que eu faço. Meu serviço é a limpeza da cidade”, orgulha-se Zazá.

Fonte: CCS



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.