Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/3/2020 - Piracicaba - SP

PL pede liberação de verba para enfermaria no Lar do Velhinhos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Pavilhao do Lar dos Velhinhos que sera transformado em enfermaria geriatrica - divulgacao

O prefeito Barjas Negri encaminhou à Câmara de Vereadores de Piracicaba um Projeto de Lei (PL) que prevê a liberação de R$ 300 mil para a implantação de uma enfermaria geriátrica no Lar dos Velhinhos, para o atendimento especializado dos idosos assistidos pela instituição do município.

O repasse da verba é proveniente de uma emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini. O dinheiro é oriundo do Fundo Nacional de Saúde.

O Projeto de Lei autoriza a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a firmar convênio com o Lar dos Velhinhos para o repasse do dinheiro para a implantação do equipamento de saúde.

Como contrapartida, o Lar dos Velhinhos deverá custear "as despesas com a elaboração dos projetos arquitetônico, de impermeabilização, fundação e estrutural, das instalações hidráulico-sanitárias e de gás e das instalações elétricas, dentre outros necessários à conclusão das obras".

Na justificativa, o Executivo frisa que o objetivo da implantação da enfermaria é "a melhoria da assistência prestada aos pacientes idosos, assim como a redução do tempo de permanência desses pacientes em ambiente hospitalar".

A futura enfermaria geriátrica será instalada em um prédio já existente no Lar dos Velhinhos, explica Jairo Mattos, presidente da instituição. "É um prédio antigo que foi construído em 1911, pelo fazendeiro Antônio Correa Ferraz. Vamos aproveitar uma ala deste imóvel para implantar esta unidade geriátrica", informa.

De acordo com Mattos, inicialmente a enfermaria geriátrica vai funcionar nos moldes de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas depois, aos poucos, vai se transformar numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com seis leitos. "Hoje, temos doentes que dependendo da necessidade precisam ser transferidos para a Santa Casa de Piracicaba ou para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Mas com esse setor especializado, em breve será possível tratá-los aqui", afirma o presidente do Lar.

Atualmente, o Lar dos Velhinhos acolhe cerca de 480 idosos em suas instalações. A entidade de caráter filantrópico possui 250 funcionários e 50 voluntários trabalhando em suas ações e rotinas de saúde e bem-estar.

“Vamos realizar reunião ordinária amanhã (26/03). A Câmara, além de votar outras proposituras, vai votar o Projeto de Lei autorizando a emenda parlamentar para o Lar dos Velhinhos. O projeto é muito importante para a instituição, que realiza um trabalho de relevância para Piracicaba”, afirmou Gilmar Rotta, presidente da Câmara.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.