Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

20/11/2018 - Piracicaba - SP

PL enviado à Câmara pede alterações nos serviços de mototáxi e motofrete




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura enviou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei que incorpora alterações à Lei número 8.990/2018, que trata da autorização dos serviços de transporte remunerado de passageiros e de mercadorias com o uso de motocicletas no município.

Há vários pontos abordados. Entre eles a potência mínima da motocicleta utilizada, que deve ser de 125 cilindradas, e máxima de 250 cc, além da data de fabricação, que não deverá superar os oito anos. No caso de motofrete, o veículo também deverá possuir baú traseiro em fibra ou metal, específico para transporte de mercadorias, com peso máximo de 50 quilos e dimensões de até 60 centímetros de largura por 70 de altura. Para transporte de jornais e similares, essas motocicletas podem ser equipadas com bolsas laterais.

Se o serviço oferecido for o de mototáxi, o veículo precisará de alças metálicas, traseira e lateral, destinadas ao apoio do passageiro. O proprietário do veículo também terá de submetê-lo a inspeção semestral para checagem dos equipamentos obrigatórios e de segurança, nos dois casos. O PL também pede que o prazo para que os mototaxistas e motofretistas se adaptem às mudanças seja maior: 90 dias.

As alterações na lei são necessárias para a regulamentação das atividades de mototáxi e motofrete no município e vão possibilitar que a Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran) possa realizar o cadastramento destes profissionais e exigir as medidas que garantirão a segurança dos passageiros e dos próprios condutores. O texto justificativo para a alteração também lembra que algumas dessas mudanças são para atender a resolução nº 356, de 2010, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece requisitos mínimos de segurança para esses tipos de transportes.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.