Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/9/2019 - Piracicaba - SP

Piracicaba terá Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Urbana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O município de Piracicaba teve prioridade no Estado de São Paulo para a Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Urbana, pelo fato de haver registros na cidade de morcegos com a doença ao longo do ano. Sendo assim, a imunização terá inicio no dia 14 de setembro (próximo sábado) e se estenderá até 09 de novembro, período correspondente a nove sábados.

Serão 166 postos distribuídos por toda a área urbana. Um aumento de cinco postos novos em relação a 2018. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem como meta vacinar, cerca de 30.500 animais nesta etapa.

Nos dias da campanha trabalharão nove equipes, compostas por vacinadores devidamente capacitados, com materiais descartáveis e vacinas individuais. O CCZ orienta que os cães devem ser conduzidos aos postos de vacinação em guias e por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos tipo os usados para embalar cebolas, evitando assim fugas e possíveis acidentes no momento da imunização.

Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo ocorre com as gestantes e com crias. Esses animais devem esperar o desmame dos filhotes para receber a vacina, que pode ser aplicada em outra ocasião, direto no CCZ, que funciona como ponto fixo durante todo ano, de segunda a sábado, das 8h às 16 horas.

A vacinação é muito importante para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida pelos mamíferos, principalmente morcegos, que atualmente contribuem para circulação e manutenção do vírus no meio ambiente. De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a vacinação dos animais de estimação é fundamental para que a cidade mantenha-se protegida da doença, o que exige a conscientização da população para o problema. “A secretaria tem feito sua parte. Compete agora às famílias o dever de imunizar seus animais domésticos”, disse.

Segundo o médico veterinário Paulo Lara, coordenador da campanha antirrábica pelo CCZ, a vacinação está bem estruturada e a expectativa é que a meta seja alcançada sem sobressaltos. “Os veículos de comunicação têm nos ajudado na divulgação. A população está ciente da importância da vacinação anual. E tivemos essa condição, dos casos de morcego com raiva, que nos garantiram a continuidade da vacinação em massa este ano, uma vez que em muitos municípios brasileiros não haverá liberação das doses por parte do Ministério da Saúde”.

Fonte: Saúde



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.