Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020

22/5/2012 - Piracicaba - SP

Piracicaba tem o maior público na Virada Cultural Paulista 2012




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba garantiu o primeiro lugar em público entre os 27 municípios que sediaram no último fim de semana a Virada Cultural Paulista, evento do Governo do Estado de São Paulo. Segundo números divulgados hoje (21/05), foram 133.500 pessoas presentes nas mais de 70 atrações das 18h do sábado (19) às 18h do domingo (20) na cidade. Em segundo lugar ficou São Carlos, com um público de 115.700 pessoas e em terceiro Araraquara, com 106.300.                          

A maratona cultural teve correalização da Secretaria Municipal da Ação Cultural. Esta é a terceira vez que a cidade sediou o evento, sempre com marcas positivas. Já no primeiro ano (2010), Piracicaba garantiu o segundo lugar, registrando 180.773 espectadores. Em 2011 a segunda colocação novamente ficou com o município, com público de 251.738 pessoas.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, atribui o sucesso da Virada em Piracicaba à parceria entre Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Estado da Cultura. Como ponto favorável, ela cita a localização geográfica da cidade, que a torna um polo cultural, além da grande concentração de universitários. “Fizemos o nosso trabalho sem pensar em números. De qualquer forma, comemoramos o resultado, pois o público reconheceu nosso esforço e veio prestigiar a Virada”, diz Rosângela.

 Na avaliação de Rosângela, somaram pontos favoráveis ao município a inclusão de novos espaços públicos na edição 2012 da Virada Cultural, que teve a maioria das atividades concentrada nos dois palcos externos do Engenho Central e no palco interno do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

 Em 2012 participaram do evento a Rodoviária Intermunicipal, Mercado Municipal, Teatro Erotídes de Campos, Pinacoteca Miguel Dutra, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Casa do Povoador e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico. Outros dois grandes parceiros na edição 2012, Sesc Piracicaba e Shopping Piracicaba, abrigaram atividades.

 Até o ano passado, a programação da Biblioteca Pública Ricardo Ferraz de Arruda Pinto era realizada apenas na manhã de domingo, com o Sarau no Parque da Rua do Porto. Este ano, as atividades se concentraram no novo endereço da própria biblioteca e se espalharam pelas bibliotecas dos bairro Vila Industrial, Parque Orlanda. Os Centros Culturais Zazá (Mário Dedini) e Hugo Pedro Carradore (Santa Teresinha), também participaram da maratona cultural.

 Segundo Ana Carvalho, da Secretaria de Estado da Cultura, a edição 2012 da Virada em Piracicaba se destacou em meio às 27 cidades paulista. Ela disse que a infraestrutura na cidade é a segunda maior em número de atrações (a primeira é Mogi das Cruzes).

 ATRATIVOS – Às 18 de sábado (20), a Focus Cia. de Dança abriu oficialmente a Virada Cultural na cidade com o espetáculo As Canções que Você Dançou pra Mim, no Teatro Municipal Doutor Losso Neto. A casa de espetáculos recebeu ainda nomes como Thiago Pethit, Rudy Landucci, Letuce e Marcelo Jeneci.

 No Engenho Central, a ‘hora da virada’ – meia noite de sábado para domingo – teve o Baile do Simonal, formado pelos músicos Max de Castro e Simoninha, filhos do cantor Wilson Simonal. Já a filha de Martinho da Vila, Mart’nália fechou a maratona cultural no domingo, lançando o DVD Não Tente Compreender.

 Os artistas piracicabanos também tiveram à sua disposição o Palco 2, exclusivo em toda a Virada no Estado. Criado pela Semac no ano passado, ele foi pensando para permitir maior visibilidade dos músicos da cidade. No espaço cantaram Julia Simões, Dona Zaíra, Juca Ferreira, Sambalaço Social Clube, Mazzaropi Contra o Crime e Rio Grande.

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.