Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

19/9/2019 - Piracicaba - SP

Piracicaba sobe 14 posições no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba deixou a 35ª e assumiu a 21ª posição como a cidade mais inteligente do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2019. A pontuação do município na 5ª edição do ranking divulgado hoje, 17/09, foi de 34,076. Campinas, com 38,977, ficou em primeiro lugar. O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator.

“Há muitos fatores que colaboraram para que Piracicaba melhorasse 14 posições no ranking de 2019. Na Educação, por exemplo, a cidade teve uma ótima pontuação (4,405). Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), mostram que na área de educação infantil a cidade tem mais que o dobro da média nacional de crianças matriculadas em creches e a meta definida para 2024 já foi atingida pelo município. Isso é fruto de um trabalho sério e do esforço da Administração para aplicar os recursos de forma correta, com planejamento e critérios técnicos”, disse Barjas.

METODOLOGIA - O estudo para o Ranking Connected Smart Cities leva em consideração 70 indicadores, que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Este ano, seis novos indicadores foram acrescentados, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho — percentual da força ocupada em setores de tecnologia e comunicação e percentual da força ocupada nos setores de educação e pesquisa —, número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e média densidade.

Há uma pontuação de peso 1 para 69 variáveis e peso 0,5 para a escolaridade do prefeito. Assim, a pontuação máxima deste ano é de 69,5 (a cidade de Campinas, primeira colocada no ranking, registrou 38,977 pontos). Na sequência estão São Paulo, Curitiba, Brasília e São Caetano.

Para o ranking final, é feito um mapeamento em todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, o que totaliza 666 municípios. A avaliação é dividida em cidades entre 50 mil a 100 mil habitantes, de 100 a 500 mil e acima de 500 mil.

“Outro fator que coloca Piracicaba em posição de destaque é a referência da cidade com o agronegócio. Hoje, a cidade concentra aproximadamente 200 startups ligadas ao agronegócio, que são reforçadas pela mão de obra qualificada na área, produzida por instituições de ensino como a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Fatec e EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba)”, avalia Barjas.

Fonte: CCS



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.