Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

19/12/2019 - Piracicaba - SP

Piracicaba recebe Certificado de Cidade Inovadora




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Dos 600 municípios que aderiram ao Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo, para cumprir metas e prazos, somente oito receberam o Certificado de Cidade Inovadora – entre eles, Piracicaba. A certificação mostra que a cidade tem políticas públicas inovadoras e inspiradoras, que servem de exemplo para outros municípios nas áreas de Saúde, Segurança Pública e Educação.

O reconhecimento foi entregue na manhã desta quarta-feira (18) pelo governador João Dória, durante o 2º Seminário de Gestão Pública - Pactuação do Programa Parcerias Municipais e Assinatura de Convênios de Infraestrutura e Turismo, no Pavilhão do São Paulo Expo, que também teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Nossos indicadores mostram nosso compromisso com a sustentabilidade. Somos 1º lugar em saneamento básico no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); 1º lugar em educação no estudo IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal); e 2º lugar em gestão pública segundo estudo Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela consultoria Macroplan. Agora estamos entre os oito municípios paulistas certificados como Cidade Inovadora. Isso mostra que todo nosso trabalho à frente da Administração vem sendo reconhecido. Quem ganha com isso é a população de Piracicaba”, afirmou o prefeito Barjas Negri. Ele foi representado no evento pela engenheira agrônoma do Ipplap (Instituto de Planejamento e Pesquisa), Lídia Martins.

O Programa Parcerias Municipais é um trabalho de cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações. O objetivo é investir no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios paulistas, para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução de desigualdades regionais.

Por meio do Programa, o Governo oferecerá bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras, inicialmente nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública.

A cada meta alcançada, o Governo de São Paulo oferecerá investimentos para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada. Até o final deste ano, cada prefeitura fará uma lista de iniciativas e cronograma de metas em conjunto com as secretarias estaduais. A primeira avaliação dos planos de metas enviados ao Estado está prevista para abril de 2020.

O vice-prefeito José Antonio de Godoy ressalta que Piracicaba aderiu ao programa por tratar-se de projeto do Governo do Estado que busca levar desafios às Prefeituras para melhoria dos seus Indicadores nas áreas de Saúde, Educação e Segurança. “Apesar de Piracicaba estar muito bem situada com seus indicadores nesses itens, sempre é importante colocarmos novos desafios para melhoria ou no mínimo mantermos os indicadores. E o Governo do Estado dará apoio aos municípios que cumprirem seus desafios e metas”, finaliza.

Metas iniciais do programa – Na área da Educação, o Programa Parcerias Municipais projeta a ampliação de acesso à creche; a universalização do acesso à pré-escola e alavancar a qualidade do Ensino Fundamental. Para a Saúde, o objetivo é reduzir a mortalidade infantil e materna, bem como, a mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. No quesito Segurança Pública, o programa tem como meta a redução de roubos e de violência sexual.

LINK - Para conhecer os indicadores de Piracicaba, acesse

http://www.dataparcerias.sp.gov.br/pactuacao_resultados.php .



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.