Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/1/2019 - Piracicaba - SP

Piracicaba: Atividades culturais reúnem mais de 700 mil pessoas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais de 700 mil pessoas participaram em 2018, das atividades culturais realizadas pela Secretaria da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba. Espetáculos, festivais, festas, oficinas, teatro, música e outras ações reuniram um público de 681.238 pessoas em atividades gratuitas, enquanto 31.357 prestigiaram apresentações pagas.

DSC05609

Apresentação de dança do Movimentação Cutural

Os eventos focados em levar cultura, lazer e turismo para toda a população piracicabana e visitantes da cidade, foram realizados no Parque do Engenho Central, Estação da Paulista, Armazém da Cultura Maria Dirce de Camargo, célula Misp (Museu da Imagem e do Som), teatros municipais Dr. Losso Netto e Erotides de Campos, Centros Culturais Nhô Serra, Zazá, Hugo Pedro Carradore e Antonio Pacheco Ferraz; nos bairros Eldorado, Jardim Oriente, Piracicamirim, Vila Monteiro e Bosques do Lenheiro, Biblioteca Municipal, Pinacoteca Miguel Dutra, Largo dos Pescadores, Casa do Povoador, Casarão do Turismo, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e Casarão do Turismo.

De acordo com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a oferta de atividades, principalmente as gratuitas, são pensadas de maneira a ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais. “Buscamos realizar eventos que atendam toda a população, da criança ao idoso. Neste ano em especial, levamos a cultura para as comunidades mais distantes da área central, com apresentação de música erudita, ações culturais e oficinas de desenho, tecelagem, pintura e outros”, explica.

Orquestra Educacional de Piracicaba

Os teatros municipais Erotides de Campos e Dr. Losso Netto reuniram juntos, 98.595 espectadores em peças teatrais, stand-up, musicais, orquestras, Encontro Nacional de Corais - Enacopi, Festival Nacional de Teatro - Fentepira. Desses, 67.238 em 156 atividades gratuitas. O programa Movimentação Cultural alcançou 140 mil pessoas com atrações musicais em eventos apoiados, ações nas comunidades e oficinas de artesanato, tecelagem, desenho, pintura, teclado, flauta, violão, teatro, dança de salão, danças urbanas, ritmos e ballet.

Pelo menos 380 mil pessoas estiveram em shows, carnaval, feiras, Festa do Peixe e da Cachaça, Concurso de Caipirinha, Dia Nacional do Samba, Afropira, Parada LGBT, Espetáculo de Natal, Festa do Sorvete, Festival Paulista de Circo, Festa das Nações, Paixão de Cristo, Salão Internacional de Humor e exposições no Parque do Engenho Central.

Peça teatral 

Os concursos de Microcontos de Humor, Prêmio Escriba de Poesia, abertura da Feira de Literatura – Flipira, Jornada do Patrimônio Histórico, oficinas culturais, exposições e os Salões de Belas Artes (SBA), Arte Contemporânea (SAC) e Aquarelas (SAP), reuniram juntos, aproximadamente 28 mil participantes.

O Largo dos Pescadores somou mais de 53 mil participantes da Noite das Tradições – projeto realizado entre os meses de março e dezembro, com apresentação gratuita de grupos e bandas musicais da cidade e região, além das festividades (Festa da Batata, Passeio de Barco, Festa do Divino, Festival Curau, Samba do Brinquedão).

Mais de 13 mil pessoas assistiram às exibições de curta metragens e Dia Internacional da Animação; além de participarem de eventos populares, feiras e apresentações musicais e de teatro na Estação da Paulista.

“As ações realizadas nos principais pontos culturais da cidade, contribuem significativamente para o conhecimento da diversidade cultural e bem-estar, além, é claro, de ser uma forma de educar”, conclui Camolese.

Fonte: Semactur



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.