Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/11/2018 - Piracicaba - SP

Piracicaba adere ao Projeto Geoparque Corumbataí




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba sediou, na noite de ontem (27), no Auditório da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a última Caravana do Projeto Geoparque Corumbataí, iniciativa que envolve a participação de Piracicaba, Analândia, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Ipeuna, Santa Gertrudes e Charqueada. O projeto teve início em maio do 2017, quando uma comissão formada por professores da Unesp de Rio Claro e Unicamp de Limeira, realizou um Simpósio em Rio Claro. A partir daí, a Caravana tem visitado os oito municípios que compõem essa Bacia Hidrográfica.

Entres os principais objetivos do Projeto estão criar mecanismos para preservar o patrimônio geológico para futuras gerações, educar e ensinar sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências, assegurar o desenvolvimento sustentável por meio do geoturismo - com o objetivo de reforçar o respeito ao meio ambiente e estimular a atividade socioeconômica, e gerar novas fontes de renda para a população local e atrair capital privado.

“Junto com outros professores, entre eles a professora Luciana Cordeiro, da Unicamp de Limeira, e um grupo de alunos, estamos realizando estas reuniões com objetivo de implantarmos um Geoparque aqui na Bacia do Rio Corumbataí, que é composta por estes oito municípios”, explicou o professor da Geologia e Diretor do Instituto da Unesp de Rio Claro, José Alexandre Perinotto.

Segundo ele, durante estes encontros foram convidados representantes do Poder Público (Legislativo, Executivo), do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, de entidades de classe, e universidades para participar. “Solicitamos ainda que, durante estas reuniões, estas cidades apresentem seus potenciais e atrativos turísticos do ponto de vista natural, histórico e cultural”, disse Perinotto.

O último encontro contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e de alguns secretários e vereadores. Além de colocar a Prefeitura à disposição, Barjas disse que “Temos que uma atenção especial para esta região, porque 90% do abastecimento de Piracicaba vem do Corumbataí. E o que acontecer nesta região poderá nos afetar nos próximos 10, 15, 20 anos.”

No final do encontro, o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, comentou sobre a inserção de Piracicaba no Projeto. “A adesão de Piracicaba ao Geoparque do Corumbataí está de acordo com o Plano de Governo do Prefeito Barjas Negri, em busca de aprimorar a sustentabilidade e a qualidade de vida dos piracicabanos”, afirmou.

Segundo o secretário, “O evento evidenciou o envolvimento de diversas secretarias da Prefeitura de Piracicaba, entidades representativas da nossa cidades. As ações que estão sendo realizadas e planejadas na Bacia do Rio Corumbataí demonstram a atenção que a região merece, como principal fornecedor de água para a nossa população ”, disse Menten.

“A partir de agora, a comissão deverá promover um novo encontro para o fechamento e definir os parâmetros para a implantação”, completou Perinotto. Segundo ele, esta nova reunião deve acontecer em Limeira, mas ainda não há data definida. Em seguida, as oito cidades deverão compor um grande conjunto - o Geoparque do Corumbataí.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.