Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/6/2020 - Piracicaba - SP

Pelo 4º ano, Piracicaba é a melhor em saneamento, segundo a Abes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Pelo 4º ano consecutivo, Piracicaba ficou em 1º lugar no Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universalização do Saneamento. O município alcançou nota máxima – 500 pontos – em cinco serviços avaliados na área. O estudo contemplou informações oficiais de 1.875 municípios, onde vivem 70% da população brasileira.

O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos. Com esses dados, é possível apurar os impactos que a ausência ou precariedade do saneamento básico podem causar na saúde da população.

Os municípios são divididos em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil), o que torna a comparação mais equilibrada. Entre os 1.857 municípios, 40 são de grande porte, classificados como Rumo à Universalização - onde Piracicaba se encaixa - com pontuação superior a 489 e total de 500 pontos. Piracicaba alcançou 500 pontos em 2017; em 2018 (ao lado de São Caetano do Sul); em 2019 (com Rio Claro e São Caetano do Sul) e agora, em 2020 (com Rio Claro e São Caetano do Sul).

O Ranking Abes mostra que na Região Metropolitana de Campinas, além de Piracicaba, outras 3 cidades se destacam pelos bons serviços prestados na área de saneamento básico. São elas: Rio Claro (500 pontos), Hortolândia (499,9 pontos) e Paulínia (499,9 pontos)

"O resultado do Ranking Abes reflete o trabalho da Administração, por meio de várias secretarias, e do Semae, no tratamento da água e do esgoto e na destinação correta dos resíduos. Conseguimos essa pontuação máxima com investimentos em ETAs e ETES e por meio de PPPs (Parcerias Público Privadas). O estudo é muito importante para traçar um panorama do saneamento básico, que está ligado ligado diretamente à saúde da população”, avalia o prefeito Barjas Negri.

“Lideramos o ranking por mais um ano consecutivo e somos destaque em saneamento básico. Esser destaque é resultado do empenho e compromisso dos nossos servidores, que não poupam esforços para executar suas respectivas tarefas”, ressalta José Rubens Françoso, presidente do Semae.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.