Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/6/2020 - Piracicaba - SP

NEA e IF promovem videoconferência 'As Aves do Horto de Tupi'




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, será realizada na próxima terça-feira (02), a partir das 18h, a videoconferência (webinar) 'As Aves do Horto de Tupi'. O evento online terá a participação de biólogos, especialistas e educadores ambientais que discutirão temas relacionados às aves, sua importância ecológica e como se relacionam com a floresta.

A 'webinar' é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Instituto Florestal (IF).

O evento virtual será transmitido através de uma plataforma digital de comunicação, com capacidade de comportar até 250 pessoas. Para acompanhar a 'webinar' basta acessar o link https://is.gd/tzJkcN.

Um dos condutores do encontro, o biólogo de observação de aves Valdir Felipe, diz que o Horto de Tupi é habitado por cerca de 164 espécies diferentes de aves. “E dentro dessas 164 existem 14 espécies que são endêmicas da Mata Atlântica. Ou seja, elas não existem em nenhum outro bioma, apenas na Mata Atlântica. Isso denota a importância do Horto de Tupi”, observa. Entre essas espécies endêmicas, figura o pica-pau-rei, que é uma espécie muito bonita e fácil de observar aqui no Horto de Tupi.

Outra curiosidade, destaca Felipe, é que neste ano foram identificadas três espécies diferentes que ainda não tinham sido observadas em Piracicaba: capitão-de-saíra (Attila rufus), cabecinha-castanha (Thlypopsis pyrrhocoma) e arapaçu-verde (Sittasomus griseicapillus). “Além da importância do local, isso reforça a necessidade de preservar o Horto e mostra o quanto vale a pena a gente 'passarinhar' (observar aves)”, acrescenta.

Também participarão da videoconferência Alexsander Antunes, pesquisador científico do Instituto Florestal, Elizabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga e especialista em educação ambiental do NEA e Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IF.

“Conhecendo um pouco mais das aves que habitam o Horto, as pessoas poderão perceber que, talvez algumas delas, também podem ser visualizadas no ambiente urbano. E, assim, estimular a consciência para a conservação das áreas naturais”, diz Elizabeth.

João-porca é uma das inúmeras aves do Horto de Tupi

EVENTOS VIRTUAIS - A webinar 'As Aves do Horto de Tupi' integra a programação de atividades virtuais que a Sedema vai promover, durante o mês de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Ao longo do mês também haverá entrevistas na Rádio Educativa (sobre diferentes temas relacionados ao meio ambiente), publicação de informações nas redes sociais e outras ações.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.