Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

13/11/2018 - Piracicaba - SP

Mutirões da Saúde agilizam atendimento em especialidades médicas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Cerca de 500 pessoas participaram dos mutirões realizados neste sábado, 10/11, pela Secretaria de Saúde, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), atrás do Mercado Municipal. Foram atendidos pacientes de oftalmologia, gastroenterologia, ortopedia, dermatologia e urologista. No mesmo dia, a Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus) programou mutirão de ultrassonografia para 60 pessoas, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), na avenida Independência, 2600/2626.

Estão agendados outros mutirões no CEM para os próximos dois sábados (17 e 24 de novembro), nas seguintes especialidades: gastroenterologia, ortopedia e urologia, sendo que no dia 24 o atendimento de uro será específico para homens, dentro da campanha Novembro Azul, voltada diagnóstico de câncer de próstata. Até o final do ano, sempre aos sábados, a Saúde dará continuidade aos mutirões com a finalidade de eliminar filas de espera. Leia também matéria sobre atividades da Saúde na Praça José Bonifácio.

IMG_2399

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, os mutirões agilizam o atendimento ao público e facilitam a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas na rede pública durante a semana, por motivo de trabalho. “Os mutirões fazem parte da estratégia do governo municipal para dar vazão ao atendimento em saúde e garantir boa qualidade no sistema, em prol da população que mais precisa do SUS”, explicou.

Maria Aparecida Correa Ramos, 74, moradora do bairro Vila Industrial, disse que fez cirurgia de catarata pelo SUS em 2015, mas passou a sentir dores nos olhos. “Fui ao posto de saúde na semana passada e já me encaminharam para o mutirão. Foi tudo muito rápido. Aliás, não tenho nenhum queixa do SUS. Sempre que precisei do serviço público em Piracicaba fui muito bem atendida”, disse ela.

João Carlos Volpato, 69, do bairro Eugênio Monte Bello, região do Cecap, disse que espera por uma cirurgia há tempo. “Mas o atendimento está sendo excelente, porque o sistema de saúde da nossa cidade é muito bom. Tanto é que eu tinha certeza de que iam me chamar para esta especialidade, que é mais demorada mesmo, eu sei”, observou.

Albertino Moreira, 73, do Esplanada, disse que espera por uma cirurgia de catarata há três meses. “Ele não estava enxergando direito. Foi ao médico do plano de saúde e o doutor disse que era caso de cirurgia. Procuramos o postinho porque o plano não cobria esse tipo de procedimento, que é muito caro, e estamos agora aqui. Esperamos agora que cirurgia seja realizada”, disse sua filha, Rosângela Moreira, que o acompanhava.

BALANÇO – De janeiro deste ano até novembro, 5.910 pacientes passaram pelos médicos do CEM em mutirões promovidos pela Secretaria de Saúde, em diversas especialidades. Outros 1.200 fizeram ultrassons no CDI.

Para participar dessas ações aos sábados, a Centrus seleciona, avalia e separa os pacientes conforme prioridade médica. O objetivo é reduzir a fila de espera para consultas e exames. Todos os usuários do SUS são avisados antecipadamente por telefone sobre as consultas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.