Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/5/2018 - Piracicaba - SP

Luta contra a Hepatite C terá data unificada




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Com o objetivo de dar visibilidade às Hepatites Virais a partir de campanhas públicas, que enfatizem a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para combatê-las, foram instituídas datas específicas país afora com esse tema de abordagem.

Dentre as datas fixadas estão o dia 19 de maio e 28 de julho. A segunda – Dia Mundial de Luta contras Hepatites Virais – foi definida pela Organização Munidal da Saúde (OMS). Em Piracicaba, a Lei Municipal 5.702/2006, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, Capitão Gomes, estabelece o dia 19 de maio, com o slogan Dia Municipal de Luta contra a Hepatite C.

Com vistas a dar maior peso às campanhas, tratativas entre o gabinete do vereador e a Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais decidiram unificar as datas, seguindo a definida pela OMS. Ou seja, em Piracicaba, o Dia Municipal de Combate à Hepatite C também será no dia 28 de julho.

Mesmo com essa proposta de unificação, neste mês de maio estão em andamento no município ações de intensificação do diagnóstico da doença, concomitante à campanha de vacinação contra a gripe.

Piracicaba é a única cidade do Estado de São Paulo e um dos nove municípios do Brasil que desenvolvem este projeto pioneiro para erradicar a Hepatite C, seguindo recomendação da OMS, que visa eliminar o vírus até 2030.

O público-alvo do projeto são as pessoas com mais de 40 anos, com maior chance de ter sido infectada pela doença há alguns anos, por conta, principalmente, das técnicas de desinfecção e esterilização de instrumentos de saúde que eram utilizados.

Um fator a ser considerado nessa campanha de busca ativa para as hepatites é que normalmente as pessoas procuram atendimento médico quando identificam algum sinal ou sintoma de alguma doença. No caso da Hepatite C essa conduta contribui para o agravamento de possível quadro instalado, porque se trata de uma doença silenciosa, de desenvolvimento lento, levando cerca de 30 anos para mostrar qualquer sinal.

DADOS ESTATÍSTICOS – Em Piracicaba, de 1999 a 2016, foram notificados 1.092 casos da doença, sendo 711 homens e 381 mulheres e, desse total, 126 evoluíram para óbito. Por outro lado, o tratamento dessas doenças, atualmente, está muito mais efetivo, atingindo a cura em mais de 90% dos casos diagnosticados.

É, portanto, fundamental que se faça o diagnóstico o mais precocemente possível, razão pela qual o oferecimento do teste é a principal ação, uma vez que é a partir do resultado positivo que se pode desenvolver as outras medidas, como tratamento, acompanhamento e cura.

Vale ressaltar que o teste rápido para Hepatite C está disponível o ano todo em todas as unidades da rede pública de Atenção Básica (AB) do município e que o diagnóstico precoce e a informação são a melhor forma de prevenção.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.