Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

19/1/2018 - Piracicaba - SP

Instituto Beira Rio e AES Tietê vão repovoar rio Piracicaba com 280 mil alevinos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

As águas do rio Piracicaba vão receber, até o mês de maio, mais 280 mil novos habitantes. Eles são alevinos de piracanjuba, pacu, curimbatá e dourado, que serão soltos no Tanquã e no condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra. A primeira soltura aconteceu no dia 10/01, no Tanquã, que recebeu 70 mil alevinos jovens. A ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro, da AES Tietê Energia, que doa os peixes, e tem como parceiros o Instituto Beira Rio, a Prefeitura de Piracicaba e a Aperp (Associação do Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes).

Soltura de 70 mil alevinos jovens no Tanquã, o minipantanal piracicabano

“A piracanjuba está em extinção no rio Piracicaba. Hoje, com a qualidade da água melhor, esses peixes conseguem viver e procriar. Também há a vantagem de realizar a soltura de alevinos juvenis, com cerca de 15 centímetros, que resistem muito melhor a fatores como a diferença da temperatura da água, por exemplo, além dos predadores. Quando o alevino é pequeno, tem dois, três centímetros, corre mais risco de morte”, explica Luís Fernando Magossi, o Gordo do Passeio de Barcos, presidente do Instituto Beira Rio.

Rio Piracicaba vai receber 280 mil curimbatás, piracanjubas, pacus e dourados

A parceria com a AES Tietê já dura sete anos, com solturas no Tamanduá. Este ano, a novidade foi a inclusão do Tanquã, o minipantanal paulista, que pertence a Piracicaba. “Além dessa primeira, teremos mais duas solturas no Tanquã, que tem vegetação e profundidade propícias ao desenvolvimento das espécies, que são de piracema, já que todas sobem para desovar”, explica Gordo. “Essa ação tem como missão repovoar o rio Piracicaba, que sofreu durante décadas com poluição e com a pesca predatória, para que ele volte às suas características originais”, completa.

 

Confira as datas das próximas solturas:

02/02 – Soltura de 70 mil curimbatás e piracanjubas – no Condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra (em parceria com Gazeta Regional de Piracicaba e Prefeitura de Santa Maria da Serra)

04/04 – Soltura de 70 mil pacus e piracanjubas – no Tanquã, em Piracicaba

15/05 - Soltura de 70 mil dourados – no Tanquã, em Piracicaba



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.