12/1/2018 - Piracicaba - SP

Volume de chuvas coloca Defesa Civil em estado de atenção

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Os integrantes da Comissão Municipal da Defesa Civil reuniram-se hoje, 12/01, para discutir ações do Plano de Enchentes, considerando o aumento das chuvas nos últimos dias. A comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, dirigiu a reunião ao lado do secretário-executivo da Defesa Civil, Odair Mello.

Segundo a comandante, neste momento, as secretarias devem ficar mais atentas por causa do aumento das chuvas, que devem continuar até a próxima semana. A Prefeitura, desde 2009, tem um plano de ação para atuar em enchentes, principalmente aquelas causadas pela elevação dos níveis d´agua dos rios Piracicaba e Corumbataí e do córrego Piracicamirim.

A Comissão também fez um balanço das chuvas de ontem, 11/01. Odair Mello explicou que, durante cerca de 90 minutos, choveu 55 mm em Piracicaba e, no restante da noite, até hoje, 12, pela manhã, esse volume alcançou os 59 mm. Houve problemas na região da avenida 31 de Março e uma moradia caiu no núcleo Cantagalo. A família foi socorrida pela Defesa Civil.

O nível do rio Piracicaba chegou a 3,25 metros, na manhã de hoje. Às 14h, já tinha baixado para 3,07 metros e vazão de 223 m3 por segundo. O Piracicaba extravaza quando atinge os 4,70 metros. Também às 14h, o Corumbataí estava com 2,04 metros e vazão de 64 m3/s. Os dados são do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP) e são atualizados a cada 10 minutos.

POR REGIÃO - Por sugestão da comandante Lucineide, as secretarias vão se dividir na atuação nas regiões que podem ter alagamentos. Na Vila Rios, IAA, Gran Park e Itaperu, por exemplo, a responsabilidade será da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional), com apoio da Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri). Na região da avenida Beira Rio, Rua do Porto, e Jupiá, atuarão as secretarias de Obras (Semob) e Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). No Piracicamirim, Sedema e Semob.

As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio.