3/1/2022 - Piracicaba - SP

Síndrome gripal faz crescer em 80,6% procura por atendimento em UPAs

Nos últimos quatro dias, de 24/12 a 27/12, a Prefeitura registrou aumento de 80,6% no número de atendimentos decorrentes de casos de gripe na cidade nas UPAs Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Rezende e Vila Cristina. De acordo com levantamento da coordenação municipal de Urgência e Emergência, no dia 24, véspera de Natal, foram 1.377 pessoas atendidas nas UPAs, já no dia 27, ontem, esse número saltou para 2.487, o que acarreta demora no atendimento.

Apesar deste dado crítico, a Secretaria de Saúde informa que todas as UPAs estão estruturadas para atender a população da melhor forma e o mais ágil possível. "Todos sabem que o déficit de médicos na cidade não é de agora, vem se arrastando há anos, mesmo com essa dificuldade, ao longo do ano conseguimos equalizar parte deste problema chamando aprovados em concursos, fazendo a contratação emergencial destes profissionais e abertura de novas vagas para o programa de residência médica. Além disso, a contratação da organização social para gestão da UPA Piracicamirim que tem sido referência no atendimento dos casos de Covid-19", afirmou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, entre os meses de outubro e dezembro – até às 9h, de hoje (28/12) – foram notificados 22 casos de suspeita de Influenza, sendo dois casos em outubro, dois em novembro e 18 em dezembro. Deste total, três casos foram confirmados para influenza (A e B) e um caso confirmado para H3N2 – uma mulher, de 31 anos, que já evoluiu para cura – e outros seis casos foram descartados. Os demais seguem sob investigação.

A orientação da Pasta é para que todos os piracicabanos continuem com o distanciamento entre pessoas de, pelo menos, um metro, cubram a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lave as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias, além de usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel, medidas estas importantes para a prevenção tanto contra o vírus Influenza quanto contra a Covid-19. "Precisamos lembrar que temos mais uma data festiva, que é a virada do ano, festa tradicional onde é comum haver aglomerações. Pedimos que a população se proteja e evite grandes aglomerações e sigam as regras sanitárias para evitar contaminação tanto pela influenza quanto pela Covid-19. Se todos se cuidarem, não vamos ter novos aumentos de casos de gripe na cidade", completou Filemon.
Caso a pessoa apresente algum sintoma de gripe, a recomendação é procurar atendimento médico.

DIFERENÇAS – Embora os sintomas sejam bem parecidos, é possível saber a diferença entre a gripe sazonal – que em alguns casos pode estar associada à Influenza – e à Covid-19, cujos sintomas foram se alterando com o surgimento das novas cepas.
Na gripe, os sintomas são febre súbita, dor de cabeça, tosse seca, dores musculares e nas articulações, mal estar, dor de garganta e coriza. No caso da Influenza, os sintomas são mais intensos a partir das primeiras 48 horas e podem incluir falta de ar.
Na Covid-19 os sintomas são febre, tosse insistente, coriza, espirros, dor de cabeça e dor de garganta; neste caso, os sintomas da doença ficam mais intensos a partir do 5º ou 6º dia de infecção.