7/2/2018 - Piracicaba - SP

Saúde renova convênio com o Casvi

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

A Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, assinou recentemente a renovação do convênio com o Centro de Apoio e Solidariedade a Vida (Casvi), no valor de R$ 389 mil ao ano, para o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção à saúde. As ações são focadas na prevenção combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), destacando-se a infecção pelo HIV e têm como principal público as pessoas mais vulneráveis a esses agravos. Trata-se portanto de uma parceria que viabiliza um conjunto de ações e serviços integrados para atender essa população específica, no âmbito do SUS.

O Casvi apresentou dois projetos à prefeitura que visam contribuir para a minimização das epidemias das IST/HIV/AIDS e hepatites virais. O primeiro chama-se Esquina da Noite e trabalha com a população de profissionais do sexo. O segundo é o Vivendo a Diversidade, que trabalha com os diversos gêneros, das mais diversas orientações sexuais.

O trabalho é de abordagem direta e individual dessas populações prioritárias, cuja  vulnerabilidade é acrescida, em seus respectivos locais de convívio, para a oarganização de grupos com os quais realiza oficinas de sensibilização para aproximação dos mesmos à rede pública de saúde, em especial, a Atenção Básica (AB), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados na Saúde da Mulher (CESM), Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e Centro de Atenção à Saúde do Adolescente (Casap).

O parecer que aprova ambos os projetos e seus respectivos planos de trabalho foi dado pelo coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e HV, Moisés Taglietta. Ele declara que esses trabalhos vêm sendo feitos de forma continuada desde 2003, contribuindo para a redução da vulnerabilidade individual, social e institucional desses segmentos populacionais no município. O contrato tem validade de um ano.