23/7/2020 - Piracicaba - SP

Saúde realiza ação educativa contra a Covid-19 em pontos estratégico da cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

FOLHETO_CORONA_A5-01

A Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, fará neste final de semana (18 e 19 de julho) ações educativas em vários pontos da cidade, como a Avenida Cruzeiro do Sul, Carlos Botelho e Independência, onde as pessoas estão se encontrando para a prática de atividades esportivas e reuniões casuais, gerando assim aglomerações, com alto risco de transmissão da Covid-19.

Vários grupos de profissionais do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Vigilância Epidemiológica (VE), compostos por médicos, técnicos e enfermeiros, com apoio da Guarda Municipal, vão circular por esses pontos específicos no período da manhã para orientar as pessoas sobre os perigos da doença, entregar folhetos explicativos e doar máscaras. A ação terá também o suporte de carro de som.

“Tudo indica, estamos no platô da doença no município, com grau de transmissão elevado. Para revertermos esse gráfico, temos de intensificar as ações educativas do governo de forma prática e direcionada. Assim foi pensada esta medida social a fim de dialogarmos com o público em geral a fim de levarmos essa preocupação de saúde pública, que exige mudança de comportamento de alguns setores da sociedade, que ainda não perceberam a gravidade do momento que estamos vivendo”, disse o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

“O intuito é estabelecer um diálogo amigável e falar sobre a importância do uso de máscara durante todo o passeio e também durante a prática esportiva. Vamos dar máscaras para aqueles que estiverem desprotegidos e cobrar uma postura mais adequada para este momento da pandemia. Precisamos ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a gravidade da doença e a necessidade do apoio da sociedade para que possamos reduzir a transmissão do vírus no município e o número de óbitos”, disse o coordenador médico do DAB, dr. Luis Fernando Barbosa.

“Diante do cenário de expansão da Covid-19 no município, achamos fundamental um trabalho pró-ativo especialmente com os jovens que costumam se reunir nesses pontos da cidade. Precisamos tê-los como nossos aliados na difusão de informações seguras sobre a doença. Senão a cidade corre o risco de ficar muito mais tempo prejudicada em suas atividades econômicas e sociais, o que é prejudicial a todos. Quanto mais rigor na prevenção ao vírus, mais rápido voltaremos à normalidade”, explicou Moisés Taglieta, coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa).

Serão distribuídos folhetos explicativos sobre a doença e como preveni-la, bem como sobre o risco de contágio para as pessoas durante a prática do execício ao ar livre, com conteúdo extraído de trabalho divulgado pela Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda). Segundo o trabalho, todo exercício físico deve ser feito longe de aglomerações de pessoas e de preferência, em ambiente aberto, em que as pessoas fiquem distantes umas das outras.