22/11/2018 - Piracicaba - SP

Saúde faz plano de emergência para substituir médicos cubanos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Secretaria Municipal de Saúde definiu um plano de emergência para minimizar a saída de 23 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Desde março de 2014, estes profissionais prestavam serviços nas Unidades de Saúde da Família (USFs). São três propostas, segundo o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello. A primeira é o redirecionamento do atendimento dos pacientes das áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia para as Unidades Básicas (UBSs) e os Centros de Referência à Atenção Básica (CRABs). Além disso, serão realizados mutirões aos sábados e, a terceira medida, serão escalados médicos da rede para cobertura nas USFs, para evitar prejuízo à população.

As Unidades de Saúde da Família já foram comunicadas da necessidade de, já a partir de amanhã (22), encaminhar os pacientes, que necessitem de atendimento médico, para as UBSs e CRABs. Para os mutirões de clínica médica, no Centro de Especialidades Médicas - Postão atrás do Mercado Municipal, o agendamento acontecerá na própria unidade nos dias em que houver cobertura médica. Para este sábado, dia 24, a Secretária de Saúde fará o seu primeiro mutirão de clínica médica, para atender cerca de 180 pessoas.

Segundo o secretário, toda essa movimentação emergencial será para cobrir a saída dos profissionais do programa Mais Médicos. Além disso, ele informou que 6 dos 23 médicos cubanos podem optar por permanecer em Piracicaba, porque são casados. Mas, essa situação terá que ser aguardada, porque o governo brasileiro ainda não definiu as regras para a permanência dos mesmos. Portanto, se esses 6 médicos cubanos, que são casados, decidirem ficar no Brasil, terão que se submeter às exigências previstas no Edital a ser publicado no dia 27 de novembro.

A Secretaria de Saúde, como enfatizou o secretário, continuará com os mutirões aos sábados até que novos médicos entrem para o Programa Mais Médico em substituição aos que estão saindo. O governo federal assumiu o compromisso de começar a repor os médicos a partir de 3 de dezembro. Além disso, os responsáveis pelas unidades de saúde (USF, UBS e CRAB) farão relatos diários de como está o atendimento à população.

O que vale destacar é que a unidade de saúde (USF) continuará sendo o posto de origem do paciente. Os demais atendimentos não médicos – vacinas, curativos, aferição de pressão, eletrocardiogramas etc. --, realizados pela enfermagem e pelos agentes comunitários de saúde, continuarão à disposição na própria unidade em que o paciente já era atendido.