3/10/2019 - Piracicaba - SP

Regiões da Zona Azul serão expandidas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

As regiões onde funcionam estacionamento rotativo (zona azul), serão ampliadas e contarão com 15 novas áreas, após o prefeito Barjas Negri ter assinado o decreto 18.031/2019, atendendo a várias reivindicações, principalmente dos comerciantes das regiões onde vão ser criadas vagas rotativas. As mudanças entrarão em vigor após a implantação dos parquímetros e sinalização. A previsão é início de novembro.

Implantada em dezembro 2011 em Piracicaba, a zona azul possui 3112 vagas, localizadas nos bairros Centro, Alto, Paulista e Vila Rezende. Destas, 164 são exclusivas para idosos; 96 para pessoas com deficiências (PCD) e 118 vagas para zona branca, destinadas para curtas permanências. Com a expansão serão criadas mais 356 vagas rotativas, totalizando 3468 vagas rotativas, 192 para idosos, 108 PCD e 145 zona branca.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, são 15 ampliações, nas mesmas regiões existentes, visando promover a rotatividade do uso das vagas de estacionamento. "Após reivindicações de comerciantes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a empresa operadora da zona azul realizaram estudos para implantação da rotatividade nas vagas nestes locais. Verificamos que vários veículos ficavam estacionados o dia todo, prejudicando o comércio e o prestador de serviço".

Além disso, lembra o secretário, a criação de um estacionamento rotativo eficiente serve de estímulo ao comércio. "A ampliação de vagas vai beneficiar os comerciantes, para que haja maior rotatividade das vagas, facilitando o estacionamento", destacou.

O crescimento do número de veículos é um fator que também deve ser analisado, uma vez que possui impacto no dia a dia das pessoas. Akira ressalta que nos últimos 20 anos houve um aumento considerável no número de veículos em Piracicaba. Em agosto de 1999 havia 132 mil veículos registrados em Piracicaba e em agosto de 2019 a frota chega a 320 mil veículos, representando um aumento de 132% em duas décadas.

Seguem as novas áreas que passarão a contar com a zona azul:

1- Rua da Palma, entre as avenidas Dona Jane Conceição e do Café;

2- Rua Governador Pedro de Toledo, entre as ruas São Francisco de Assis e Floriano Peixoto;

3- Rua Dom Pedro II, entre a avenida José Micheletti e a Rua Santa Cruz;

4- Rua Santa Cruz, ente as ruas Dom Pedro I e Dr. Otávio Teixeira Mendes;

5- Rua Moraes Barros, entre as ruas Visconde do Rio Branco e Manoel Ferraz de Arruda Campos;

6- Travessa Dona Felisbina Monteiro, entre as ruas Bom Jesus e Alfredo Guedes;

7- Rua Bom Jesus, entre as ruas Moraes Barros e Regente Feijó

8- Avenida Dona Lídia, entre as avenidas Manoel Conceição e Rui Barbosa;

9- Avenida Rui Barbosa, entre a Travessa Juqueri e a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira;

10- Rua do Rosário, entre as ruas Campos Salles e Monsenhor Manoel Francisco Rosa;

11- Avenida do Café prolongamento, entre as ruas do Rosário e da Palma;

12- Rua São João, entre as ruas Dr. Otávio Teixeira Mendes e São José;

13-Rua Floriano Peixoto, entre as ruas Boa Morte e a do Rosário;

14- Avenida São Paulo, entre as ruas da Glória e Chavantes;

15- Travessa Portugal.

Acessibilidade- Conscientização e respeito a acessibilidade. Essas são as palavras chaves que a administração municipal aposta para que o trânsito local seja cada vez mais seguro e inclusivo. O Poder Público Piracicaba está intensificando ações para ampliar a acessibilidade para idosos e portadores de deficiência física.

Umas dessas ações pode ser verificada na zona azul. Um exemplo está no quadrilhátero formado pelas avenidas Beira Rio, Dr. Paulo de Moraes, Independência e Centenário, onde há 178 vagas para idosos, sendo 137 na áreas de zona azul e 163 para deficiente físico, sendo 96 vagas na área da zona azul.

Não é só na zona azul que a Prefeitura está atuando para melhorar a acessibilidade no trânsito. Passou também a fiscalizar o uso indevido das vagas de estacionamento privadas para idosos e pessoas com deficiência. Os motoristas que fizerem uso irregular desse tipo de vaga nesses locais serão multados de acordo com o artigo 181, inciso 20: sete pontos por infração gravíssima, com o pagamento de multa de R$ 293,47. A medida recebeu total apoio dos Conselhos Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Comdef) e Conselho Municipal do Idoso.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), também está construindo calçadas com rampas acessíveis e piso tátil e executando rebaixamento de guias em 256 locais que apresentam grande fluxo de pessoas, como parada de ônibus, em frente a hospitais, áreas verdes e praças, além de piso tátil para orientar deficientes visuais em diversos pontos da cidade.

A acessibilidade tem sido uma preocupação constante da Administração, com o objetivo de facilitar a acessibilidade da população que utiliza estes equipamentos públicos, principalmente idosos, deficientes físicos e cadeirantes.

O prefeito Barjas Negri destacou a importância dessas melhorias para a cidade. "São obras de acessibilidade e pequenas remodelações que contribuem para um trânsito melhor e mais seguro, atendendo diversos bairros da cidade. Estamos implantando "Faixas Elevadas" defronte a escolas em locais de grande movimentação de pedestres e de rampas para acessibilidade, principalmente em paradas de ônibus", disse.

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, explicou que os recursos das multas aplicadas no trânsito têm sido aplicados em obras para melhoria da segurança viária e para pedestres. Ressalta que o Poder Público não está medindo esforços para que o trânsito respeite a acessibilidade. "Buscamos através das campanhas nas ações, envolver também a iniciativa privada para preservar a cidadania das pessoas".