9/1/2018 - Piracicaba - SP

Projeto Ver distribuiu mais de 240 armações e lentes à pessoas carentes em 2017

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O Projeto Ver, gerenciado pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), atendeu 246 pessoas carentes em 2017, com distribuição de armações e lentes. São solicitados cerca de 30 óculos ao mês.

O projeto tem como principal objetivo atender portadores de deficiência visual, principalmente crianças que não possuem condições financeiras na aquisição de óculos, que são adquiridos pelo Fussp, por meio de um fundo destinado exclusivamente para atender a demanda.

A assistente social e coordenadora do projeto Cássia Tonin Del Tio, explica que na Central Projetos, onde o Ver está inserido, são realizados os encaminhamentos para aquisição e lentes corretivas (óculos), a partir da apresentação de documentos pessoais (CPF, RG, cartão SUS e comprovante de residência) e receituário médico da rede pública de saúde.

Segundo Cássia, as pessoas que precisarem de óculos podem se encaminhar à Central de Projetos com a receita médica que aponte a necessidade de usá-los. O Departamento de Assistência Social do Fussp realizará a triagem necessária para identificar quais são as prioridades no atendimento.

Cássia destaca que a população também pode doar armações. “Elas devem estar em bom estado de conservação e poderão ser de óculos de grau e também de sol e poderão ser entregues na Central de Projetos ou no Fundo Social de Solidariedade do Município”, disse.

A assistente social explica que o projeto atende tanto os usuários que procuram o serviço de forma expontânea como os que são encaminhados pelos diversos serviços da rede socioassistencial e de saúde de Piracicaba. Deverão atender vários critérios, entre eles receita proveniente da rede pública de saúde e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.