22/8/2019 - Piracicaba - SP

Programa Ver e Viver entrega 34 óculos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O programa Ver e Viver, desenvolvido pela ArcelorMittal, em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Saúde, e ótica Novo Visual, entregou esta semana, 34 óculos para crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental.

Essas crianças foram diagnosticadas no primeiro semestre, por meio do programa, com algum tipo de problema na visão e receberam os óculos gratuitamente.

Ao todo, de acordo com a agente escolar de saúde, Rosemeire Bruno, 3.647 crianças passaram por triagem, das quais 729 foram encaminhadas para consulta. Dessas, 120 já foram atendidas pelo oftalmologista Fabrício Penha em junho. As demais consultas serão realizadas no segundo semestre.

“Nós sempre fazemos os testes com a criança que está no primeiro ano do Ensino Fundamental, porque se essa criança tiver algum problema de visão, ela pode ter problema na aprendizagem. É uma parceria antiga, desde 1999, que foi crescendo com o passar do tempo e, atualmente, todas as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental passam pela triagem”, disse a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

A ótica Novo Visual participa pela primeira vez do programa. “Para nós está sendo uma experiência primorosa, principalmente por atender crianças. E nós vamos continuar atendendo até o fim do ano”, disse a sócia proprietária da ótica, Tânia Manesco.

Um dos estudantes atendidos é Ryan Nogueira Cotrin, de 8 anos, que estuda na EM Professor Wilson Guidotti. A mãe de Ryan, Renata Nogueira de Lima, notou que havia algo errado com o filho. “Meu filho não copiava a lição de casa porque não enxergava direito. Eu já desconfiava (que tinha algum problema) e ele foi diagnosticado com miopia. Com os óculos vai melhorar”, comemorou.

PROGRAMA - O Ver e Viver busca detectar e tratar problemas visuais em alunos do ensino fundamental. Testes de acuidade visual são aplicados por educadores e profissionais de saúde capacitados e, em caso de necessidade, os estudantes são encaminhados a consultas médicas.

O programa, que inclui a doação de óculos, influencia diretamente o rendimento escolar de crianças e adolescentes que poderiam ter a aprendizagem prejudicada por algum problema visual.

O Ver e Viver foi implementado em 1997 pela ArcelorMittal Piracicaba, em Piracicaba. A partir de 2000, foi expandido e passou a ser gerido pela Fundação ArcelorMittal Brasil.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação