5/8/2020 - Piracicaba - SP

Prefeitura renova contrato de locação de caminhões para manutenção de estradas rurais

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura renovou contrato para locação de caminhão com caçamba basculante com motorista para utilização na manutenção de estradas rurais do município. A empresa que prestará os serviços será a Rosinaldo Transporte e o investimento será de R$ 1,2 milhão, pela prestação de serviços durante um ano (12 meses). Piracicaba é o 13º maior município do Estado de São Paulo e tem mais de 2.800 km de estradas rurais.

33

De acordo com Camilo Barioni, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), serão utilizados nos serviços, segundo o contrato, seis caminhões. Esse veículos são usados no transporte de material básico, como lajão bruto, lajão britado e reciclados da construção civil, utilizado na manutenção de estradas rurais. São transportadas, aproximadamente, 120 mil toneladas por ano.

Ainda de acordo com o secretário, a manutenção dessas estradas é um trabalho complexo e necessário, já que por elas são escoadas, anualmente, mais de 2 milhões de toneladas de produtos agrícolas, como cana, milho, mandioca, soja, legumes, hortaliças, laranja, limão, banana, manga, abacate e maracujá.

A pecuária também depende do bom estado das estradas rurais do município para o transporte com segurança de, aproximadamente, 45 mil cabeças de bovinos de corte e leite, cerca de 1,2 milhão de cabeças de aves de corte e postura e 830 cabeças de ovinos e caprinos/ano.

“Os serviços consistem em manter o nivelamento do leito carroçável, com adição dos materiais e sua compactação. Além disso, há a manutenção de 147 pontes, sendo 137 de madeira. Além de toda produção, também temos de deixar as estradas e pontes em ordem para os habitantes da Zona Rural, que são mais de 8.000 pessoas”, ressalta Barioni.

Além dos caminhões, a Prefeitura utiliza para as operações de manutenção de estradas rurais motoniveladoras, pás-carregadeiras, escavadeira hidráulica, rolo compactador, carro-pipa, tratores agrícolas e caminhão munck, entre outras máquinas.