9/8/2018 - Piracicaba - SP

Prefeitura promove ações para lembrar Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 08 de agosto de 2018 – Para lembrar o dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, que é 19 de agosto, Piracicaba terá ações alusivas à temática. As ações incluem oficinas, roda de conversa e apresentações culturais.

Na primeira quinzena, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) aborda com os usuários do serviço a questão do Dia Nacional, o porquê da escolha da data e porquê ele foi criado.

No dia 15 uma oficina aborda a Maternidade de Mulheres em Situação de Rua em uso de substâncias psicoativas, que resultam em destituição do poder familiar. A oficina, que acontece no anfiteatro do Centro de Vigilância em Saúde, das 15h às 18h, será realizada pelo Cress-SP (Conselho Regional do Serviço Social), por meio da seccional Campinas. A articulação para realização da oficina foi do Consultório na Rua em parceria com o Centro Pop.

No dia 17, a partir das 8h30, na Praça José Bonifácio, acontece um ato para lembrar o dia nacional de luta da pessoa em situação de rua. A intenção é dar visibilidade a esta população e pela garantia de direitos deste público. A ação é coordenada pelo Centro Pop e conta com as participações de outros serviços públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) direcionados a esta população (Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Casa de Passagem, Albergue Noturno e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS) ) e também conta com a participação do Consultório na Rua, serviço também público, mas ligado a Secretaria de Saúde. Conforme explica Solange Spironello, coordenadora do Centro Pop, “será realizada atividade junto à população em situação de rua, em que faremos roda de conversa, apresentação de música de grupo de usuários, também teremos maracatu e capoeira com mestre Nambú.” Durante a atividade também serão expostos cartazes confeccionados pelos usuários do Centro POP e Consultório na Rua.

A última ação acontece no dia 22, com uma reunião entre os serviços públicos e o terceiro setor para uma troca de experiências sobre as ações realizadas por ambos para a população em situação de rua. Ela acontece na sede da Semdes, a partir das 19h e é restrita às entidades e aos serviços públicos envolvidos.

Para Eliete Nunes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, o conjunto de atividades que remetem a data marco de luta é muito importante “primeiro que coloca na pauta assuntos importantes de serem enfrentados e também dá visibilidade aos nossos serviços, e nós temos um rol deles, objetivando a superação da situação de rua e o tratamento com dignidade e respeito a este público, que é sujeito de direitos”

19 de agosto - O dia 19 de agosto foi escolhido para ser a data de Luta das Pessoas em Situação de Rua para não se deixar esquecer o massacre da Sé, ocorrido neste dia em 2004 e que resultou no assassinato brutal de oito pessoas, que foram golpeadas na cabeça enquanto dormiam na região da famosa praça da cidade de São Paulo. Além dos mortos, o massacre ainda deixou oito feridos. O caso teve repercussão internacional e data ficou cunhada como “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076