1/8/2019 - Piracicaba - SP

Prefeitura instala mais 28 faixas elevadas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba instalou mais 28 faixas elevadas em vários bairros da cidade, em pontos estratégicos. Até agora são 58 dispositivos e destes, 23 foram construídas em escolas, estaduais, municipais e particulares, para garantir a segurança na volta às aulas. Nas escolas estaduais, as aulas já começaram em 18 de julho. Na rede municipal de ensino, os estudantes retornam na quarta-feira, 31/07.

Pedestre utiliza faixa elevada instalada em frente à Escola Sud Menucci

As escolas beneficiadas até agora foram Coopep (Cooperativa Educacional de Piracicaba), Escola Pedro Moraes Cavalcanti, Colégio Dinâmica, Instituto Formar, Escola Maple Bear, Apae, Escola Professora Ermelinda Adorno, Escola Prof. Vilma Leone Dal Pogetto, Escola Joaninha Marganti, Faculdade Anhanguera (2 faixas), Escola Antônia Jesuina Camillo Pipa, Escola Elias de Mello Ayres (2), Escola Taufic Dumit, Escola Maria Benedicta Pereira Penezi, Colégio Anglo, Escola Sud Menucci, Instituto Atlântico de Ensino, Escola Manessés Ephrain Pereira, Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso, Escola Padre Pedro Baron, Escola Euclides Buzetto, Colégio COC e COC infantil.

As faixas elevadas atendem resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 738/2018, que estabelece normas e critérios para o dispositivo. Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência. Cada estrutura possui uma plataforma com 4 metros de comprimento, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, rampas de 1,5 metro de extensão e a largura conforme a via a ser implantada.

 Faixa elevada foi instalada em via da Escola Manessés Ephrain Pereira: segurança na travessia

A escolha dos locais na cidade foi realizada pelo setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que considerou critérios como fluxo, indicações via SIP-156, lideranças, vereadores, com consulta ao Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência).

“As faixas elevadas auxiliam os estudantes durante a travessia próximo a escolas, principalmente nos horários de entrada e saída, quando o fluxo de veículos é maior. Também pensamos na acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos, crianças e obesos, já que esse tipo de dispositivo facilita a travessia. Além de ser melhor para os pedestres, elas também são de mais fácil visualização para os motoristas”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

Até agora, a Prefeitura já instalou 58 faixas elevadas. As faixas fazem parte de um pacote composto por outras obras de melhoria viária, com investimento de R$ 1,7 milhão. Parte dos recursos (R$ 649 mil) foi conseguida por meio de convênio feito com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo no ano passado.

Fonte: CCS