26/2/2020 - Piracicaba - SP

Prefeitura entrega certificado a médicos que se especializaram em Residência Médica

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Foi realizado ontem (21/02), no Anfiteatro do Centro Cívico, a entrega do certificado de conclusão da Residência Médica da Secretaraia de Saúde a 18 médicos, das turmas de 2017 e 2018, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (2), Clínica Médica (2), Ginecologia e Obstetrícia (3), Medicina de Família e Comunidade (2), Ortopedia e Traumatologia (4), Pediatria (4) e Urologia (1).

São eles: Aline de Campos Pereira (cirurgia geral), Giovana Quarentei Barros Brancher (cirurgia geral), Evelyn Ambrosano Antonio (clínica médica), Rayssa Fabiana Chamma (clínica médica), Aide Saraiva Pereira de Melo (ginecologia e obstetrícia), Fernanda Travitzki Grillo Cotta (ginecologia e obstetrícia), Thabata Patto Graciano Cunha (ginecologia e obstetrícia), Cauane Ponce Silva (medicina de familia e comunidade), Laura Damada Garcia (medicina de familia e comunidade), Daniel Giacoia (ortopedia e traumatologia), Mario Victor Teixeira Carvalho da Rocha (ortopedia e traumatologia), Saulo Carvalho Abreu (ortopedia e traumatologia), Viviana Stephanie Achury Bernal (ortopedia e traumatologia), Lais Ferreira Terra (pediatria), Mauricio Wataro Cihoda Vieira (pediatria), Nadja Renata Souto (pediatria), Raquel de Oliveira Vargas (pediatria) e Leonardo Pletsch Paes (urologia).

O prefeito Barjas Negri falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em seu governo para a melhoria da qualidade da saúde pública de Piracicaba, “um trabalho de equipe”, e pediu aos residentes para que divulguem a cidade. “É muito importante a divulgação de vocês, falando sobre o que a cidade tem a oferecerer. Somente assim teremos uma residência médica cada vez mais forte. Porque ela qualifica toda a rede e representa um grande diferencial, como vocês mesmo têm observado”.

Pedro Mello recordou o esforço que foi implantar a residência médica e a importância da especialização para a profissão. “Foi uma grande luta que vencemos para conseguir o que temos hoje. Agora vocês estão livres para seguirem adiante em suas atividades profissionais. Vocês já eram médicos, mas sem uma resiência, o profissional não está ainda devidamente preparado para o trabalho. Agora vocês soltam as mãos dos seus professores e seguem sozinhos, porque a residência proporciona essa autonomia”.

Os residentes vieram dos mais diversos estados do país: Goiás, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos eles, ao proferirem algumas palavras, destacaram o carinho com que foram recebidos em Piracicaba, a qualidade da cidade e da rede pública de saúde. Mas a fala de Viviana Stephanie Achury Bernal, que veio da Colômbia, chamou atenção. “Este é um momento muito feliz da minha vida e vocês vão ficar no meu coração”, disse aos colegas e professores de residência. “A residência médica de Piracicaba não é apenas um exemplo para o Brasil, mas para o mundo”, enfatizou.

As especializações são desenvolvidas em toda a estrutura do SUS municipal, o que inclui a Rede de Atenção Básica (USF, UBS e CRAB), setores de especialidades médicas, de urgência emergência (UPAs e COT) e hospitais credenciados (Santa Casa e HFC), o que permite um estudo qualificado, em todos os níveis de complexidade. Dependendo a especialidade, o curso tem duração de 2 ou 3 anos.