11/7/2019 - Piracicaba - SP

Prefeitura assina convênio com Caphiv para prevenção de DSTs

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O prefeito Barjas Negri nesta segunda-feira, 08/07, convênio com o Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv), que atuará no apoio à população de maior vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, dentro do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais (HV), coordenado pelo Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), ligado à Secretaria de Saúde.

De acordo com o Edital de Chamamento Público 01/2019, os projetos devem ser executados por organizações da sociedade civil (OSC) que visem reduzir a incidência desses agravos no município de Piracicaba, por intermédio de ações relacionadas à prevenção das IST/AIDS e Hepatites Virais, atenção às pessoas afetadas e no fortalecimento de controle social.

O primeiro eixo prioritário, com o projeto Não Viralize a Ignorância, Conheça!, com duração anual, a partir de julho, será desenvolvido pelo Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv), num investimento de R$ 180 mil, voltado à população em geral, com ênfase em educadores e educandos das redes estadual e municipal. A mesma entidade (Caphiv) será responsável também por um segundo projeto (eixo prioritário 3), no valor anual de R$ 150 mil, intitulado Prevenção na Quebrada, voltado à população em situação de rua.

De acordo com o prefeito Barjas Negri, os projetos são de ação comunitária, voltados a populações vulneráveis. "Estamos tratando de um público bem específico. Por isso são projetos que exigem a expertise dessas organizações sociais, que já vêm desenvolvendo atividades afins no município e certamente obterão êxito em relação às metas traçadas pela Secretaria de Saúde para cada uma dessas ações", disse.

O secretário de Saúde Pedro Mello destaca a eficiência das entidades e o trabalho integrado com a rede municipal de saúde. "O Cedic tem um histórico valioso de ações bem-sucedidas em buscas ativas quando se trata de segmentos vulneráveis da sociedade. A estrutura profissional das entidades vencedoras para os projetos assegura perspectivas positivas quanto aos resultados esperados, a partir da orientação em saúde ao público-alvo", explicou.